TechBlog
Mundo

Eurodeputado chama Moraes de “carrasco da democracia”

O eurodeputado espanhol Hermann Tertsch, integrante do partido direitista Vox, afirmou que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes atua como “carrasco da democracia” brasileira, onde “opera uma ditadura”.

“O carrasco da democracia no Brasil. O operador da ditadura. Seu nome é Alexandre de Moraes. Tirou Lula da Silva da prisão, onde estava justamente por ser ladrão e corrupto. E encheu as cadeias brasileiras de presos políticos”, afirmou Tertsch em postagem no X na última quinta-feira (10).

As críticas direcionadas a Moraes vêm em razão das suas atuações nos julgamentos sobre os tumultos nas sedes da Praça dos Três Poderes, no dia 8 de janeiro de 2023.

A acusação do eurodeputado sobre o magistrado ter tirado o presidente Luiz Inácio Lula da Silva da prisão remete às anulações das condenações do petista na Operação Lava Jato em 2021, invalidando sua inelegibilidade e abrindo caminho para a disputa da presidência da República.

Jornalista de formação, Hermann Tertsch, assim como o partido que integra, tem posições nacionalistas e é atuante na linha de frente no combate à imigração ilegal. O político já manifestou seu apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro e já convidou seu filho, Eduardo Bolsonaro (PL-SP), para discursar no Parlamento Europeu no ano passado.

A Gazeta do Povo pediu um posicionamento de Moraes sobre as críticas do eurodeputado, mas até o momento a assessoria do STF não respondeu. Esse texto será atualizado caso haja resposta.

Postagens relacionadas

Imprensa internacional repercute pedido da PGR contra Bolsonaro

56 anos atrás

Veja os argumentos do governo Trump para sancionar Moraes

56 anos atrás

Quatro casos em que Trump usou seu poder de forma inusitada

56 anos atrás
Sair da versão mobile