O Departamento de Estado americano divulgou nesta terça-feira (5) a lista de países incluídos num programa piloto do governo para restringir a concessão do visto para entrada nos EUA.
Com a nova medida, anunciada na segunda-feira (4), cidadãos de alguns países selecionados que desejarem entrar em território americano deverão apresentar um caução de até US$ 15 mil (cerca de R$ 82 mil). Inicialmente, o Brasil ficou de fora da nova exigência.
A lista divulgada nesta terça-feira inclui, por enquanto, apenas Zâmbia e Malaui. Contudo, o governo de Donald Trump já sinalizou que planeja inserir novas nações no programa. No dia do anúncio, a Casa Branca informou que a medida visa impedir a entrada de estrangeiros que entram nos EUA com vistos de turista ou de negócios e permanecem ilegalmente no país.
Com o novo programa, cidadãos dos dois países listados que tiverem o visto aprovado deverão pagar o caução e receberão o valor de voltar apenas depois de saírem do território americano. A medida está programada para entrar em vigor dentro de duas semanas.
A medida permitirá aos consulados americanos decidir sobre a imposição de um caução a solicitantes do visto em países com altas taxas de permanência fora do prazo de visto, segundo diz o texto do Federal Register. O programa afetará solicitantes dos vistos B-1, que inclui estrangeiros com interesses em negócios temporários nos EUA, e B-2, para viagens temporárias para turismo e outras finalidades.
Fique conectado