Os Estados Unidos vão passar a exigir entrevistas presenciais com oficiais consulares para concessões da maioria de vistos de não imigrantes — incluindo algumas renovações — a partir do dia 2 de setembro deste ano.
A medida, antes comunicada pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos (DOJ), foi anunciada também pelo perfil oficial da embaixada americana no Brasil nesta segunda-feira (11).
“ATENÇÃO: A partir de 2 de setembro de 2025, solicitantes de visto de não imigrante na maioria das categorias de visto — incluindo renovações — deverão comparecer a uma entrevista presencial com um oficial consular. Para mais informações, acesse: https://travel.state.gov/content/travel“, diz o comunicado.
Regra de fevereiro
Com a regra de fevereiro eram isentos de entrevista apenas os solicitantes de vistos diplomáticos ou oficiais — A-1, A-2, C-3 (exceto atendentes, empregados ou serventes de autoridades credenciadas), G-1 a G-4, Nato-1 a Nato-6 e Tecro E-1.
Também eram dispensadas as pessoas que renovassem um visto da mesma categoria de seu anterior, com validade integral, desde que o visto tivesse expirado há menos de 12 meses, o pedido fosse feito no país de nacionalidade ou residência, não houvesse histórico de visto recusado (salvo se a recusa tivesse sido revertida ou dispensada) e não houvesse inelegibilidade aparente ou potencial.
Essa norma representou uma restrição em relação às isenções mais amplas concedidas durante a pandemia, quando era possível renovar vistos vencidos há até 48 meses ou mudar de categoria sem necessidade de entrevista.
Nova regra
Com a nova regra que entrará em vigor no segundo dia de setembro, fica obrigatória a entrevista presencial para solicitantes da maioria das categorias de visto de não imigrante, incluindo menores de 14 anos e maiores de 79 anos, além de pessoas que renovarem o visto fora dos critérios de isenção.
Permanecem dispensados de entrevista os solicitantes de vistos diplomáticos ou oficiais (A-1, A-2, C-3 — exceto atendentes, empregados ou serventes de autoridades credenciadas —, G-1 a G-4, Nato-1 a Nato-6 e Tecro E-1) somado a quem renovar visto B-1 (visto de visitante temporário para negócios nos Estados Unidos), B-2 (para turismo e visitas de curta duração), B1/B2 de validade integral.
Além disso também estará isentos os mexicanos que solicitarem o cartão de travessia de fronteira, desde que o pedido seja feito em até 12 meses após o vencimento do visto anterior, o solicitante tenha 18 anos ou mais na emissão do visto anterior, a solicitação seja feita no país de nacionalidade ou residência, não haja histórico de visto recusado (salvo se revertido ou dispensado) e não exista inelegibilidade aparente ou potencial.
Mesmo em casos de isenção de entrevistas, a autoridade consolar pode solicitar baseado em seus próprios critérios.
Fique conectado