TechBlog
Mundo

EUA exigem posição de Japão e Austrália caso Taiwan seja atacado

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos está pedindo ao Japão e à Austrália, principais países aliados dos americanos nos continentes da Ásia e Oceania, que esclareçam seu posicionamento caso haja uma invasão em Taiwan por parte da China.

O Pentágono, sob a atuação do subsecretário de Defesa, Elbridge Colby, tem empurrado o assunto durante conversas recentes com os governos japonês e australiano, segundo relatório que foi obtido com exclusividade pelo jornal Financial Times.

Segundo o Times, as constantes solicitações por parte do Pentágono pegaram de surpresa tanto Tóquio quanto Canberra, já que — na visão dos dois países — os Estados Unidos, por sua vez, ainda não ofereceram nenhuma garantia clara para a defesa de Taiwan.

Em publicação nas redes sociais no sábado, Elbridge Colby afirmou que o Departamento de Defesa americano está focado em “implementar a agenda sensata do Presidente, “América em Primeiro Lugar”, de restaurar a dissuasão e alcançar a paz pela força”.

Principal fornecedor de armamento para a ilha de Taiwan, os EUA não possuem laços diplomáticos com o Estado Insular — criado após o fim da Segunda Guerra, quando o Partido Nacionalista Chinês se refugiou na cidade de Taipé, ao ser derrotado na Guerra Civil Chinesa.

Em maio, o secretário de Defesa dos Estados Unidos, Pete Hegseth, já havia afirmado que o exército chinês tem “se preparado para o momento da verdade”, referindo-se ao que ele acredita ser o “iminente” movimento armado da China contra Taiwan.

VEJA TAMBÉM:

  • Nicarágua se torna base estratégica de China e Rússia para desafiar influência dos EUA na América Central
  • FBI realiza megaoperação para conter infiltração norte-coreana nos EUA

Postagens relacionadas

França anuncia meta de gastar US$ 74,8 bilhões em defesa

56 anos atrás

Israel encerrará guerra quando Hamas perder o poder em Gaza

56 anos atrás

América do Sul em alerta máximo após terremoto na Rússia

56 anos atrás
Sair da versão mobile