O Departamento de Estado americano emitiu um alerta para seus cidadãos que estão no Brasil devido à megaoperação policial que já deixou pelo menos 64 mortos e 81 presos na terça-feira (28), na zona norte do Rio de Janeiro, e que se tornou a ação mais letal da história do estado.
Por meio de um comunicado, o governo americano orientou seus cidadãos a ficarem atentos à situação e evitarem a região onde os eventos violentos estão acontecendo.
“Zona Norte do Rio de Janeiro, Brasil: conflitos constantes entre a polícia e facções criminosas têm causado interrupções no trânsito em diversas áreas. A situação está evoluindo rapidamente, portanto, fique atento às notícias e aos aplicativos de mapas do seu celular para atualizações. Seja cauteloso ao transitar pela cidade e evite áreas muito afetadas, na medida do possível”, diz a nota oficial.
A megaoperação policial contra o Comando Vermelho (CV) ganhou destaque na imprensa internacional no dia anterior. Algumas publicações no exterior descreveram como “cenas de guerra” os confrontos entre policiais e criminosos.
Quatro policiais morreram durante a ação, que contou com mais de 2,5 mil agentes nas ruas do Rio de Janeiro. Em resposta à ofensiva, os criminosos lançaram bombas contra policiais e bloquearam vias importantes da cidade usando veículos queimados.
Fique conectado