O Secretário de Guerra dos Estados Unidos, Pete Hegseth, anunciou nesta segunda-feira (10) que o Exército afundou mais dois barcos e eliminou seis narcoterroristas no Oceano Pacífico.
“Ontem, por ordem do presidente [Donald] Trump, foram realizados dois ataques cinéticos letais contra duas embarcações operadas por Organizações Terroristas Designadas”, escreveu Hegseth na rede social X junto a um vídeo dos ataques.
Na publicação, o secretário americano informou que os serviços de inteligência dos Estados Unidos “sabiam que essas embarcações estavam associadas ao contrabando de narcóticos ilícitos, transportavam narcóticos e transitavam por uma rota conhecida de tráfico de drogas no Pacífico Oriental”.
Até o momento, as Forças Armadas americanas realizaram 19 ataques em águas internacionais, que resultaram em mais de 70 mortes de suspeitos de narcoterrorismo.
O governo do presidente Donald Trump disse ao Congresso americano que o país está em um “conflito armado” com cartéis de drogas desde 2 de setembro, mas ainda não apresentou provas que justifiquem as ações militares no mar do Caribe e do Pacífico.
A campanha militar contra o narcotráfico tem atraído a ira do ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, e do presidente da Colômbia, Gustavo Petro, ambos acusados por Washington de ter ligações com o tráfico de drogas.
Uma iniciativa dos democratas no Senado americano para restringir as ações do Exército em águas internacionais fracassou na semana passada com 49 votos a favor e 51 contra, estes últimos emitidos pela bancada republicana, que conseguiu frear a intenção simbólica da oposição de encerrar os ataques.
Fique conectado