- A empresa chinesa transforma as cartas RTX 5090 em aceleradores de AI de dois slots usando PCBs personalizados
- Automação de fábrica na China converte NVIDIA Gaming GPUs em hardware de data center
- As restrições de exportação são ignoradas, pois as placas RTX 5090 são reformuladas em módulos de AI prontos para o rack
Um vídeo circulando Bilibili Mostra como os técnicos chineses empreendedores estão convertendo as placas gráficas GeForce RTX 5090 em aceleradores de IA de alta eficiência, ignorando as restrições de exportação no processo.
Em vez de usar as GPUs de varejo como está, um fabricante local está removendo os chips GB202 e os módulos de memória dos quadros de jogos.
Os componentes são transferidos para PCBs de dois slots personalizados e emparelhados com resfriamento no estilo do ventilador, otimizado para ambientes de rack de servidor.
Produção em larga escala
A operação parece estar sendo executada em escala em nível de fábrica. Os módulos de GPU de extração de braços robóticos, os sistemas de pick-and-place os remontam às placas reprojetadas e o equipamento de solda automatizado finaliza o trabalho elétrico, antes que os sistemas de inspeção visual confirmem o alinhamento e a qualidade da construção.
O processo é rápido, repetível e eficiente, muito além do que se poderia esperar de uma pequena oficina, mas o que torna essa empresa ainda mais notável é o grande volume de cartões RTX 5090 vistos no vídeo, apesar das restrições à exportação para a China.
A NVIDIA não lançou oficialmente a variante 5090D, projetada para cumprir as sanções dos EUA, e, no entanto, prateleiras de unidades RTX 5090 de potência total podem ser vistas passando por adaptação.
Os modelos de jogos com resfriamento de três fãs são muito grandes para o chassi do servidor, e seus conectores de energia geralmente são posicionados desajeitadamente para uso do rack, portanto os cartões são fisicamente modificados para ajustar as restrições do data center.
Inscreva -se no boletim do TechRadar Pro para obter todas as principais notícias, opinião, recursos e orientações que sua empresa precisa para ter sucesso!
As placas de soprador reprojetadas mudam a entrada de energia para a extremidade da cauda do PCB, simplificando o roteamento do cabo e evitando o risco de superaquecimento.
Do ponto de vista do hardware, a função GPUS funcione de forma idêntica.
Ao mudar-os para placas compatíveis com servidor slimline, as empresas chinesas estão essencialmente criando seus próprios aceleradores de IA de ponta.
Se o hardware destinado a jogadores puder ser tão facilmente adaptado para o treinamento de pesquisa e modelo de IA, as perguntas sobre a eficácia dos controles de exportação atuais certamente precisam ser feitas.
Fica claro a partir da escala da operação no vídeo que há uma forte demanda por aceleradores de IA construídos a partir de cartões RTX 5090 reaproveitados.
Para os desenvolvedores de IA na China, significa que eles podem obter o poder de computação de que precisam sem ter que confiar nos canais oficiais de suprimentos.
Via Guru3d.com
Fique conectado