O mundo do rock perdeu uma de suas figuras de pai quando Ozzy Osbourne, vocalista da lendária banda de metal britânica Black Sabbath, infelizmente morreu esta semanaaos 76 anos.
Ozzy, como era carinhosamente conhecido por seus fãs, havia completado o concerto de despedida de volta ao começo apenas três semanas antes, para críticas arrebatadoras.
Como seria de esperar, tributos sinceros para o “preço da escuridão”, de tardio, inundou meus feeds sociais. Meu feed do Facebook (eu sou gen X, então sim, ainda uso o Facebook, desculpe) estava cheio de tributos, mas um em particular eu achei um pouco irritante e fora de cor …
Foi uma retrospectiva de vídeo gerada pela IA através dos momentos-chave da vida de Osbourne, como seu casamento com Sharon Osbourne, o lançamento de seu álbum de retorno Não há mais lágrimase sendo introduzido no Hall da Fama do Rock and Roll. Cada momento foi representado por uma foto, mas a AI havia gerado vídeo de Osbourne se movendo entre as fotos e ficando mais jovem com cada uma delas. O efeito geral foi um tanto irritante. Especialmente sua transição de cadeira de rodas para trono. Veja por si mesmo:
O efeito geral é de uma versão estranha de Ozzy, de pele estranha, de pele de plástico, enquanto ele cresce cada vez mais jovem e viaja de volta no tempo.
Para piorar a situação, a música de fundo do vídeo é Eternamente jovem Por Alphaville de 1992 e, embora eu não tenha nada contra Alphaville, sua música não pode ser descrita remotamente como sendo rock ou metal.
Esse não é o tipo de coisa que eu esperaria ouvir em um vídeo de Ozzy Osbourne, especialmente quando ele tem uma música como Mamãe estou voltando para casa Em seu catálogo de costas, o que seria mais apropriado para um vídeo de homenagem.
Fica pior – quando você olha mais de perto para o texto na tela, começa a perceber erros. Por exemplo, no final do vídeo, diz: “Co-fundos lendários banda Black Sabbat” em vez de “Black Sabbath”.
Paranóico?
Então, eu descobri que há uma coleção inteira de Esses tipos de vídeoscriado para praticamente todas as pessoas famosas que morreram relativamente recentemente ou são simplesmente velhas e ainda vivas! Todos os vídeos usam a mesma música. George Michael, Audrey Hepburn, Steve Irwin, a lista de celebridades que ele cobre continua.
A coisa toda parece muito inapropriada, com desleixado e representa o pior da IA Slop. Ou seja, os vídeos geraram barato usando a IA simplesmente para obter vistas sobre plataformas sociais.
Quando Sam Altman, CEO da Openai, fala sobre um futuro em que a IA inspira a criatividade e reduz as barreiras da entrada para as pessoas começarem a serem criativas, ele diz coisas como as “vantagens serão tremendas para a sociedade”.
Eu realmente espero que esses tipos de vídeos não sejam no futuro que ele está imaginando.
Fique conectado