Notícias em alta
Categorias
Fique conectado
Notícias em alta
Ao utilizar nosso site, você concorda com o uso de nossos cookies.

Notícias

Enviado dos EUA visita Gaza enquanto Trump pressiona Israel
Mundo

Enviado dos EUA visita Gaza enquanto Trump pressiona Israel 

O enviado da Casa Branca para o Oriente Médio, Steve Witkoff, visitou um posto de distribuição de ajuda na Faixa de Gaza nesta sexta-feira (1º), um dia após o presidente Donald Trump ter voltado a cobrar Israel sobre a situação humanitária no enclave.

Witkoff disse hoje que a intenção dos Estados Unidos é “elaborar um plano para entregar alimentos e ajuda médica à população” do território palestino.

“Hoje passamos mais de cinco horas em Gaza analisando os fatos no local, avaliando as condições e nos reunindo com a GHF (Fundação Humanitária para Gaza, na sigla em inglês) e outras agências. O objetivo da visita foi dar ao presidente uma compreensão clara da situação humanitária e ajudar a elaborar um plano para entregar alimentos e ajuda médica à população de Gaza”, declarou Witkoff em mensagem no X.

Witkoff, acompanhado do embaixador americano Mike Huckabee, visitou na manhã desta sexta-feira um ponto de distribuição de alimentos da GHF, uma organização americana, em Rafah.

A visita ocorre em um momento em que Trump, numa mudança de discurso, vem aumentando a cobrança sobre Israel a respeito da situação humanitária em Gaza.

Na quinta-feira (31), em entrevista coletiva na Casa Branca, Trump foi perguntado se concordava com a opinião da deputada republicana Marjorie Taylor Greene, de que estaria ocorrendo “genocídio” em Gaza, e afirmou que Israel precisa melhorar o monitoramento da distribuição de ajuda no enclave.

“Ah, é terrível o que está acontecendo lá, sim”, respondeu Trump. “É uma coisa terrível. As pessoas estão com muita fome. Sabe, os Estados Unidos doaram US$ 60 milhões para alimentos. E é uma pena, porque, sabe, eu não vejo os resultados disso. E nós demos para pessoas que, em teoria, estão monitorando de perto. Queremos que Israel monitore isso. Parte do problema é que o Hamas está roubando a comida.”

Na segunda-feira (28), Trump já havia contestado uma declaração do seu aliado, o premiê de Israel, Benjamin Netanyahu, e afirmado que existe uma crise de fome na Faixa de Gaza.

“É fome de verdade”, disse Trump durante sua visita de quatro dias à Escócia. “Eu vejo, e não dá para fingir. Então, vamos nos envolver ainda mais.”

Na ocasião, Trump já havia culpado principalmente o grupo terrorista Hamas pelo atraso na distribuição de ajuda humanitária na Faixa de Gaza, mas também disse que Israel “tem muita responsabilidade” pela crise no enclave palestino.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

Os campos obrigatórios estão marcados *