(Bloomberg) — Na disputa para ver qual modelo de inteligência artificial é o melhor no xadrez, a final ficou entre Elon Musk e Sam Altman, dois chefes de tecnologia que já se enfrentaram repetidamente sobre o futuro da IA.
O torneio eliminatório organizado pelo Google aconteceu esta semana, com equipes dos EUA e da China colocando seus grandes modelos de linguagem uns contra os outros. Além do Grok 4 de Musk e do OpenAI de Altman, Deepseek, Google, Anthropic e Moonshot AI também apresentaram seus modelos.
Apesar do nome pomposo do torneio – AI Chess Tournament -, o nível do xadrez está longe dos patamares alcançados por programas dedicados ao jogo, como o AlphaZero da DeepMind, que aprendeu sozinho a jogar xadrez, shogi e Go, entre outros jogos, em um nível sem precedentes.
Continua depois da publicidade
Os competidores, incluindo os finalistas Grok 4 e OpenAI o3, são conhecidos como LLMs (modelos de linguagem de uso geral), usados para escrever, programar e ajudar estudantes universitários a cumprir prazos.
Ainda assim, dada a animosidade entre Musk, 54 anos, e Altman, 40, o vencedor levará para casa um grande motivo de orgulho. Os dois chefes de tecnologia fundaram a OpenAI há uma década, depois Musk lançou uma startup concorrente de IA e iniciou uma ação judicial para impedir a reestruturação da OpenAI em uma entidade com fins lucrativos.
Em fevereiro, ele reuniu aliados endinheirados para uma oferta não solicitada e malsucedida de US$ 97 bilhões pela organização sem fins lucrativos que controla o ChatGPT. Altman, em resposta, criticou a oferta, zombou dos produtos de IA de Musk e o chamou de “valentão”.
Continua depois da publicidade
“Isso é um efeito colateral, aliás. @xAI gastou quase nenhum esforço em xadrez,” postou Musk no X. O mesmo raciocínio se aplica a todos os modelos que jogam no torneio.
O Google está promovendo o evento para marcar o lançamento da Kaggle Game Arena, onde modelos de IA competirão em vários jogos — essencialmente uma Olimpíada de IA. Os modelos serão classificados com base em fatores como adaptabilidade e capacidade de raciocínio complexo, e também explicarão seu pensamento enquanto jogam.
A conclusão até agora é que os modelos são ruins no xadrez, eventualmente perdendo o controle do jogo e cometendo erros que custam peças. Se um modelo tentar quatro movimentos ilegais consecutivos, ele perde a partida. Isso aconteceu muito na primeira rodada. O Kimi K2, desenvolvido pela Moonshot AI, com sede na China, não conseguiu passar de oito movimentos em nenhuma partida, após falhar em encontrar um movimento legal.
Continua depois da publicidade
Nas semifinais, Grok 4 derrotou o Gemini 2.5 Pro do Google no desempate, enquanto o OpenAI o3 esmagou o OpenAI o4-mini (uma versão menor e supostamente mais ágil do o3) por quatro jogos a zero.
© 2025 Bloomberg L.P.
Fique conectado