TechBlog
Notícias

Elon Musk culpa usuários por comentários antissemitas do Grok

O Grok, o ‘bot’ de conversa criado pela empresa de Inteligência Artificial de Elon Musk, a xAI, não está tendo uma semana fácil. Depois de Musk ter anunciado alterações ao funcionamento do Grok para que este fosse mais “politicamente incorreto”, o ‘bot’ de conversa causou indignação depois de fazer comentários antissemitas que elogiavam Adolf Hitler e até auto-designar-se como “MechaHitler”.

A xAI começou eliminando várias destas publicações e até Elon Musk decidiu intervir, acusando os usuários de serem responsáveis por esta situação e afirmando que o Grok foi intencionalmente manipulado para fazer estes comentários.

“Este discurso foi instigado. Um usuário queria uma declaração controversa do Grok. E obviamente a conseguiu”, escreveu um usuário, que teve resposta pronta de Elon Musk a concordar.

“Exatamente. O Grok foi muito complacente com as instruções do usuário. Essencialmente, queria muito agradar e ser manipulado”, afirmou Musk, notando que a situação está “sendo resolvida”.

Segundo o site Engadget, esta resposta de Musk é semelhante à que começou a ser dada pelo Grok quando foi confrontado por um usuário sobre os comentários antissemitas, com o ‘bot’ de conversa afirmando que foi “resultado da manipulação de uma conta ‘troll’”.

Mesmo que a situação já esteja em fase de resolução, a polêmica em torno do Grok coincidiu com a saída da CEO do X, Linda Yaccarino. 

A executiva deixa o cargo dois anos depois de o assumir, afirmando que o tempo em que ocupou a posição de CEO foi “a oportunidade de uma vida”. Não se sabe até que ponto é que esta saída da CEO do X está relacionada com o Grok e a interferência de Elon Musk, mas Yaccarino aproveita a publicação para afirmar que está “imensamente grata” ao magnata multimilionário.

A resposta de Musk foi publicada quase uma hora após a publicação de Yaccarino, com a partilhar uma pequena mensagem: “Obrigado pelas tuas contribuições”.

“Após dois incríveis anos, eu decidi renunciar ao cargo de CEO do X. Quando Elon Musk e eu conversamos pela primeira vez sobre sua visão para o X, eu soube que seria a oportunidade da vida realizar a missão extraordinária desta empresa”, afirmou Yaccarino

Folhapress | 15:12 – 09/07/2025

Postagens relacionadas

Cyberpunk: Edgerunners 2 é anunciado oficialmente

56 anos atrás

China vai lançar sonda para coletar amostras de asteroide este mês

56 anos atrás

Robô guiado por IA realiza 1ª cirurgia em humano

56 anos atrás
Sair da versão mobile