TechBlog
Últimas Notícias

Depois de derrubar brasileiros, Chelsea desafia insaciável PSG na final

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Chega ao fim neste domingo (13) a primeira edição da Copa do Mundo de Clubes, versão anabolizada do velho Mundial, agora com 32 participantes e o formato consagrado na disputa de seleções. O MetLife Stadium, em East Rutherford, receberá o desfecho de uma competição que enfrentou questões climáticas e teve crescente sucesso, após um início de públicos diminutos.

Em campo, enquanto sofriam com o calor no verão dos Estados Unidos e lidavam com interrupções nas partidas por risco de raios, Chelsea e Paris Saint-Germain foram avançando. Trilharam caminhos bem distintos, embora ambos com adversários brasileiros, trajetórias que parecem não deixar dúvidas sobre o favoritismo do lado francês.

O PSG chegou à América do Norte já com quatro títulos no ciclo 2024/25: Supercopa da França, Campeonato Francês, Copa da França e Liga dos Campeões. O troféu europeu foi levantado com um massacre de 5 a 0 sobre a Inter de Milão, e a equipe dirigida por Luis Enrique manteve o ritmo na Copa de Clubes -com um sobressalto, é verdade.

A campanha na América do Norte teve início com uma vitória por 4 a 0 sobre o Atlético de Madrid, seguida de um chamativo tropeço, uma derrota por 1 a 0 para o Botafogo. Três semanas depois, o time brasileiro está em crise, com novo técnico, enquanto Luis Enrique tenta dar o passo derradeiro de uma temporada avassaladora.

“É um objetivo que temos desde o início, mas é difícil conseguir”, afirmou o treinador, referindo-se à possibilidade de erguer a quinta taça da temporada, na nova e multibilionária competição da Fifa (Federação Internacional de Futebol). “Vamos dar tudo na final, porque será difícil que algum clube possa repetir tudo isso no futuro”, acrescentou o meio-campista Vitinha.

Passado o revés diante do Botafogo -com vários habituais reservas escalados como titulares, note-se-, o Paris Saint-Germain retomou a forma que vinha exibindo. No mata-mata, teve uma goleada protocolar sobre o frágil Inter Miami, superou o forte Bayern e destruiu o Real Madrid, com um 4 a 0 que pareceu pouco.

Do outro lado, o Chelsea passou por um pequeno Campeonato Brasileiro. Na primeira fase, perdeu por 3 a 1 para o Flamengo, o que acabou deixando-o na segunda posição do Grupo D. Dessa maneira, foi para a metade do chaveamento no qual estavam o Palmeiras, superado por 2 a 1, e o Fluminense, derrotado por 2 a 0.

A vaga na decisão foi obtida com dois bonitos gols de João Pedro, que castigou o clube no qual nasceu para o futebol. O brasileiro de 23 anos foi contratado há pouco mais de uma semana, em uma janela de transferências especial autorizada pela Fifa para os participantes do Mundial, e já pode ter seu nome marcado na história do clube londrino.

“Acho que foi um início dos sonhos, não poderia ser melhor. Dois gols. Agora, é ter toda a concentração na final. Vai ser a minha primeira chance de um título como profissional”, afirmou o atacante, que só foi escalado contra o Fluminense por causa da suspensão do centroavante titular, Liam Delap.

É provável que o paulista tenha tomado a posição, mas Delap está novamente à disposição do técnico Enzo Maresca, assim como o zagueiro Levi Colwill, outro que cumpriu suspensão nas semifinais. Já o lateral direito Reece James e o volante Moisés Caicedo lutam contra problemas físicos na tentativa de ser escalados.

Luis Enrique, por sua vez, tem quase todo o time habitualmente titular do PSG à disposição, exceção feita ao zagueiro Willian Pacho -suspenso até o fim da competição por causa de sua expulsão nas quartas de final, mesma situação do reserva Lucas Hernández. O brasileiro Beraldo deve novamente ficar com a vaga de Pacho.

Até nas condições físicas a formação francesa parece estar em condição de superioridade, diante de um adversário que tem demonstrado cansaço no segundo tempo, com reclamações de seu treinador sobre a maratona. Mas resta um esforço final para os comandados de Maresca buscarem seu segundo título na temporada.

Quarto colocado do Campeonato Inglês, o Chelsea conquistou a Conference League, espécie de Champions League Série C, hierarquicamente inferior à Liga dos Campeões e à Liga Europa. Agora, tem a oportunidade de derrubar o vencedor do principal torneio europeu e ficar marcado como o dono da primeira edição da Copa do Mundo de Clubes.

Após a pausa para o Mundial de Clubes, Vasco e Botafogo se enfrentam em Brasília pela 13ª rodada do Brasileirão. O clássico marca a estreia de Davide Ancelotti no comando do Botafogo e o retorno de reforços importantes ao Vasco, que vive bom momento na temporada

Notícias ao Minuto | 07:12 – 12/07/2025

Postagens relacionadas

Veja passo a passo para aderir ao acordo de devolução dos descontos nas aposentadorias

56 anos atrás

INSS investiga fraude em respostas de entidades após contestação

56 anos atrás

Posso tomar sorvete no inverno? Especialistas falam sobre mito

56 anos atrás
Sair da versão mobile