Notícias em alta
Categorias
Fique conectado
Notícias em alta
Ao utilizar nosso site, você concorda com o uso de nossos cookies.

Notícias

Conservadora é confirmada como nova premiê do Japão
Mundo

Conservadora é confirmada como nova premiê do Japão 

A conservadora Sanae Takaichi, do Partido Liberal Democrático (PLD) do Japão, tornou-se nesta terça-feira (21) a primeira mulher a ser nomeada primeira-ministra japonesa, após conquistar a vitória na votação parlamentar para escolha do cargo.

“Sanae Takaichi foi eleita nova primeira-ministra”, confirmou o porta-voz do Parlamento japonês, Fukushiro Nukaga, ao final da apuração da votação, onde obteve 237 dos 465 votos em disputa, quatro acima do necessário.

Yoshihiko Noda, líder do maior partido da oposição, o Partido Democrático Constitucional (PDC), ficou em segundo lugar com 149 votos; seguido por Yuichiro Tamaki, do Partido Democrático para o Povo (PDP), com 28 votos; Tetsuo Saito, do partido budista Komeito, que abandonou recentemente a coalizão com o PLD após 26 anos, obteve 24 votos; e os votos restantes foram para partidos minoritários.

A vitória de Takaichi foi anunciada com entusiasmo no Parlamento, cujo voto prevalece, e ela se impôs depois na Câmara Alta em segundo turno contra Noda, com 125 votos contra 46.

A nomeação de Takaichi, de 64 anos, estava praticamente assegurada depois que ela assinou na véspera um acordo com o opositor Partido da Inovação do Japão (Ishin), seu novo parceiro de coalizão, para contar com seu apoio na votação, na qual a fragmentada oposição não conseguiu apresentar um candidato conjunto para enfrentá-la.

“Desde que o Komeito se retirou, exploramos a possibilidade de um novo quadro de coalizão com partidos com políticas próximas. Agora tomaremos medidas econômicas para responder à esperança do povo de abordar a alta dos preços”, disse o secretário-geral do PLD, Shunichi Suzuki, número dois da legenda, em declarações à imprensa após a vitória de Takaichi.

Suzuki destacou que existem questões pendentes tanto no cenário político interno quanto no externo, e que o novo gabinete, que será nomeado e empossado nas próximas horas, deve “assumir sua responsabilidade” para abordar essas questões com urgência.

Em sua agenda na política externa, Sanae Takaichi busca laços mais estreitos com os EUA, sob a liderança de Donald Trump, e a construção de um Exército japonês mais forte.

O número dois do PLD reconheceu que o governo de Takaichi, em minoria, nascerá com a necessidade de negociar com os demais grupos políticos da oposição em diversos campos, e garantiu que a nova administração “se esforçará” em buscar diálogo e apoio.

A mudança de governo no Japão ocorre depois que Shigeru Ishiba, de 68 anos, anunciou sua renúncia como primeiro-ministro em setembro, após os maus resultados eleitorais colhidos durante seu pouco mais de um ano no poder, quando a antiga coalizão perdeu a maioria no Parlamento nacional.

A renúncia de Ishiba motivou prévias no PLD no último dia 4 de outubro, nas quais Takaichi, um dos perfis da ala dura da legenda, saiu vencedora no segundo turno.

Postagens relacionadas