A ONG Cazadores de Fake News divulgou neste domingo (9) um relatório que aponta que o ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, faz propaganda do regime chavista e desafia o presidente dos EUA, Donald Trump, com contas no X mantidas por agentes da sua ditadura, disfarçadas de usuários comuns da rede social.
O X não pode ser acessado na Venezuela desde agosto de 2024, quando Maduro bloqueou a rede social após trocar acusações com o proprietário da plataforma, Elon Musk, relacionadas à fraude eleitoral do mês anterior que manteve o ditador no poder. O único modo de acessar o X no país é por meio de VPNs.
Apesar desse bloqueio, o regime chavista segue espalhando propaganda oficial na plataforma, denunciou a Cazadores de Fake News, mais recentemente fazendo referências frequentes à operação militar dos EUA contra o narcotráfico no Mar do Caribe e no Oceano Pacífico, que Maduro considera uma desculpa para tirá-lo do poder.
“Embora a maioria das contas no X ligadas ao Poder Executivo [venezuelano] permaneça inativa, centenas de perfis pró-governo no X continuam a promover ativamente a mensagem de ‘paz’ defendida por Maduro como resposta à guerra contra os cartéis iniciada pelos Estados Unidos. Eles fazem isso padronizando suas postagens com hashtags específicas e publicando imagens e vídeos que apoiam a posição do governo Maduro e rejeitam a de Trump”, denunciou a ONG.
A Cazadores de Fake News apontou que se trata de “uma operação de informação promovida pelo Ministério do Poder Popular para a Comunicação e Informação da Venezuela (Mippci)”, exatamente a pasta que censurou a rede social no país.
Uma das contas mais ativas utiliza um avatar de dragão no perfil e a ONG relatou que “há evidências digitais concretas de que a conta anônima está ligada a Dayra Rivas (diretora de mídias digitais do Ministério do Poder Popular para Comunicação e Informação) e a outros indivíduos ligados à Escola Influye, um programa de treinamento para criadores de conteúdo pró-governo administrado por funcionários do mesmo ministério”.
Essa conta difundiu uma hashtag que viralizou entre contas ligadas ao chavismo, disse a Cazadores: “Lembre-se, Donald Trump: #VenezuelaSeEscreveComVdeVietnã” – sugerindo que uma eventual invasão à Venezuela terminaria com derrota americana, assim como ocorreu quando os Estados Unidos enfrentaram os norte-vietnamitas entre os anos 1960 e 70.
“O povo venezuelano é pacífico, mas para manter a paz está preparado para a guerra (…) não temos medo de nenhum ianque (…) quando vocês quiserem, nós queremos”, escreveu a conta do avatar de dragão.
Ainda de acordo com a ONG, um grupo de contas de comportamento suspeito, com pelo menos 80 perfis, espalhou massivamente uma publicação com um vídeo com o título “Caso: Trump, a enganação mundial”.
“Todas interagiram com a publicação exatamente às 21h35, adicionando códigos aleatórios e sem sentido ao texto, um sinal da possível presença de contas bots (automatizadas)”, descreveu a Cazadores, que disse que até o final de outubro o X havia suspendido todas as contas do grupo, exceto uma.
Fique conectado