Em meio a uma combinação de fatores recentes, aumento da pressão internacional sobre o regime de Nicolás Maduro, a nomeação de María Corina Machado ao Prêmio Nobel da Paz e o reposicionamento estratégico dos Estados Unidos no Caribe, a Genial Investimentos avalia, em relatório temático, que a Venezuela pode estar à beira de uma mudança estrutural de regime.
Caso essa transição se concretize, o país, que detém as maiores reservas provadas de petróleo do mundo, pode emergir como um novo vetor de oferta estrutural no longo prazo. No entanto, Caracas precisa reencontrar a estabilidade política necessária para viabilizar investimentos externos e reativar sua indústria petrolífera sob bases de mercado.
Segundo a corretora, a recuperação econômica da Venezuela passará, necessariamente, pela sua recuperação produtiva no segmento de óleo & Gás. Com reservas provadas cerca de 303,8 bilhões de barris, segundo dados da ANP, existe a possibilidade do país aumentar sua oferta de petróleo em nivel global, o que teria impacto direto no nível de preços da commodity.
LISTA GRATUITA
10 small caps para investir
A lista de ações de setores promissores da Bolsa
Se por um lado a maior oferta tende a pressionar os preços do petróleo, por outro lado, a Genial acredita que a reabertura do país ao investimento internacional representará grandes oportunidades de investimentos, especialmente para capitais dispostos a precificar adequadamente o elevado “country risk premium” e a apostar em um ciclo de reconstrução institucional e energética.
A relação conflituosa entre EUA e Venezuela não é recente e remonta ao período de Hugo Chavez (no poder entre 1999 e 2013). No entanto, os dois mandatos do presidente Donald Trump foram marcados por um acirramento das tensões políticas com Caracas.
A Genial destaca que pesam contra Nicolás Maduro a eleição fraudada de 2024, envolvimento com narcotráfico, violações dos direitos humanos e, mais recentemente, ameaças de invasão à Guiana Francesa. Diante desse contexto, o governo norte-americano tem intensificado suas operações militares na região do Caribe, com foco em ações antinarcóticos e antimáfias.
Continua depois da publicidade
Prêmio Nobel de María Corina Machado
A Genial Investimentos avalia que a concessão do Prêmio Nobel da Paz a María Corina Machado reforça a legitimidade internacional da oposição democrática na Venezuela e aumenta a pressão geopolítica sobre o regime de Nicolás Maduro.
O reconhecimento enquadra a crise venezuelana sob a ótica dos direitos humanos e da liberdade civil, fortalecendo a imagem de um movimento pacífico pela restauração institucional. Segundo a corretora, o gesto isola ainda mais o governo de Caracas e cria um ambiente político mais propício a uma transição negociada de poder.
Oportunidades
Como a reconstrução da Venezuela dependerá de investimentos na indústria do petróleo, a Genial espera que o país se abra gradualmente ao capital estrangeiro.
Por outro lado, devido ao risco muito elevado, à instabilidade política e econômica e ao amplo histórico de expropriações de empresas privadas, a instituição financeira acredita que os ativos que surgirem, sejam exploratórios, maduros, downstream, deverão ser ofertados a preços muito depreciados, representando oportunidades de entrada para investidores dispostos a assumir o risco.
Fique conectado