Notícias em alta
Categorias
Fique conectado
Notícias em alta
Ao utilizar nosso site, você concorda com o uso de nossos cookies.

Notícias

Ciclone deixa mais de 340 mil sem luz no Rio Grande do Sul
Últimas Notícias

Ciclone deixa mais de 340 mil sem luz no Rio Grande do Sul 

PORTO ALEGRE, RS (FOLHAPRESS) – A formação de um ciclone extratropical no litoral do Rio Grande do Sul deixou 346 mil pessoas sem luz na região metropolitana de Porto Alegre e no litoral norte até o fim da tarde desta segunda-feira (28).

Parte do Rio Grande do Sul esteve sob alerta laranja e vermelho do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) ao longo do dia, com ventos que superaram 100 km/h.

Em Porto Alegre, o vento marcou 105 km/h nas proximidades do Clube dos Jangadeiros, na zona sul, e 64 km/h nas proximidades do aeroporto Salgado Filho. Em Canguçu, no sul do estado, o vento marcou 102 km/h.

De acordo com a concessionária de energia CEEE Equatorial, responsável pelo serviço, as cidades mais afetadas são Porto Alegre, Viamão, Capão da Canoa e Osório.

Em Capão da Canoa, o vento quebrou vidros de apartamentos próximos ao mar. Segundo a Defesa Civil municipal, parte da estrutura de um prédio em construção caiu sobre uma casa.

Em Tramandaí, também no litoral norte, o mar avançou sobre parte da costa. No município vizinho de Imbé, um poste caiu sobre a ponte que liga as duas cidades.

Postes também foram derrubados pelas rajadas de vento em Capivari do Sul, Cerro Grande do Sul e Tavares.

Em Mostardas, onde o vento chegou a 80 km/h, houve queda de árvores e destelhamento de prédios públicos e residências. Em Osório, uma placa de publicidade levada pelo vento atingiu a rede elétrica. Ao menos treze cidades reportaram danos.

O vento também atingiu outras áreas do Rio Grande do Sul. Houve registro de alagamento às margens da BR-153 em Cachoeira do Sul, na região central. A cidade foi uma das mais afetadas pelas enchentes de junho de 2025. Em Erechim, no norte, uma casa desmoronou parcialmente.

Já em Rio Grande, Piratini e Turuçu, no sul do estado, foram registradas quedas de árvores sobre rodovias.

Os maiores volumes de chuva foram registrados em Canguçu (87,8 mm), Pelotas (71,6 mm) e Condor (71,2 mm).

Segundo o Inmet, a temperatura deve cair na terça-feira (29) no Rio Grande do Sul com a chegada de uma massa de ar polar, com mínimas abaixo de 10°C. A chuva deve continuar no estado, mas sem risco de vendavais intensos ou alta precipitação.

De acordo com a MetSul Meteorologia, a região oeste do Rio Grande do Sul pode registrar geada na terça-feira. Com a queda das temperaturas, o fenômeno pode se espalhar por outras áreas do estado até quinta-feira.

A MetSul também alerta para a possibilidade de geada no sul de São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.

Após ter voltado ao Mapa em 2022, país é classificado fora da zona de insegurança alimentar grave

Rafael Damas | 14:23 – 28/07/2025

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

Os campos obrigatórios estão marcados *