O GPT-5 Brain Trainslpant da ChatGPT marca um ponto de virada na marcha constante em direção à inteligência artificial geral. Com os modelos GPT-5, o ChatGPT, do Free to Pro, recebe mais pessoal, confiável, preciso, capaz, proativo e produtivo. Está ainda mais pronto do que nunca se envolver com você em questões de saúde.
Para aqueles que acompanham os três anos desde que o OpenAI lançou o ChatGPT, essas atualizações podem não surpreendê -lo, mas mesmo as mais familiares com o ChatGPT podem parecer um pouco como o trem da IA está se afastando de nós, acelerando para um destino desconhecido e, de certa forma, aqueles que serão mais afetados pela onda AI que se aproximam são os jovens entre nós, especificamente, especificamente, seus filhos.
Talvez você não tenha filhos, mas aposto que você conhece alguém que faz, ou talvez seja um professor que lida com crianças todos os dias. A vida das crianças já está cercada por IA, e é provável que alguns a estejam usando na escola, em casa, por diversão e até como um amigo substituto.
Está na hora, porém, você teve a conversa. É isso mesmo, converse com seus filhos sobre a IA e seu lugar no mundo e, especialmente, suas vidas.
Eu sugiro que você enquadre desta maneira:
Ai não está vivo
O GPT-5 nivela seriamente os recursos de conversação do ChatGPT em conversas de texto e ao vivo. Pode parecer vivo e humano. O algoritmo e os modelos são mais complexos do que nunca, mas ainda não correspondem à complexidade do cérebro humano (mesmo que o GPT-5 seja um grande passo no caminho para a inteligência geral artificial), embora às vezes possam superar você.
As crianças, em particular, provavelmente adorarão conversar com as vozes mais personalizáveis do GPT-5. É por isso que é tão crucial que eles entendam o que estão realmente conversando-um sistema baseado em nuvem hospedado em servidores, possivelmente a milhares de quilômetros de distância. Não há ninguém do outro lado conversando com eles.
Inscreva -se em notícias, críticas, opinião, principais acordos de tecnologia e muito mais.
Desde o início da era digital, as novas tecnologias muitas vezes pareciam mágicas. Poderíamos fazer coisas que nunca fizemos antes, como criar arte em uma tela, gerenciar vastas quantidades de dados em planilhas e criar programas que poderiam criar mundos ricos e abertos em videogames.
AI está nesse caminho, mas muito mais poderosa. No entanto, seus recursos não devem ser vistos como o produto final, mas como as ferramentas e habilidades que ajudam seus filhos a alcançar seus objetivos, seja ouvindo uma história engraçada ou concluindo um projeto de classe.
É também uma ferramenta, pois só funciona tão bem quanto você entende como usá -la. O sucesso do ChatGPT, até executando o GPT-5, depende em grande parte da qualidade do seu prompt.
Você vai querer mostrar aos seus filhos como criar os melhores prompts e, em seguida, acompanhamentos que garantem que o GPT-5 ofereça a resposta certa.
Ai é poderosa, mas não perfeita
Embora o GPT-5 prometa reduzir as alucinações, isso não significa que seja livre de erros. Explique aos seus filhos como eles não podem considerar os “fatos” do ChatGPT como a verdade pura sem checá-los.
Essa pode ser uma lição difícil para seus filhos (e talvez você) que pensem que o trabalho está pronto e deseja voltar ao tempo de brincadeira. Você precisa orientá-los no processo de verificação de fatos (e outros AIS).
A IA deve ser tratada como parceira de trabalho, não como serva
O GPT-5 pode agora, com base em um prompt, codificar e criar aplicativos e sites inteiros. Isso é atraente para adultos e crianças que podem estar procurando subir de nível suas habilidades de codificação, mas não querem gastar o tempo aprendendo a codificar.
Vale a pena lembrar aos seus filhos que o ChatGPT com o GPT-5 é melhor usado como parceiro de programação, desenvolvimento e design. Você fornece a ideia e depois trabalha com a IA para moldar o resultado final.
Explique o conceito de colaboração com seus filhos e por que isso é valioso. Caso contrário, eles podem fornecer um aviso, obter um resultado OK e assumir que agora sabem como codificar e que o resultado é o melhor que eles e o ChatGPT podem fazer.
Quanto menos seus filhos se envolvem com a saída de codificação da IA, menos eles entenderão sobre o desenvolvimento de aplicativos.
Ai não é o seu médico
Há um forte foco no GPT-5 na saúde, ajudando você a descobrir o que um sintoma pode significar ou mesmo as perguntas certas para fazer seus médicos. As crianças certamente tentarão fazer Chatgpt algumas perguntas relacionadas à saúde sobre solavancos, contusões, dores, dores e até sintomas estranhos. No entanto, eles precisam entender que o melhor lugar para começar a abordar essas preocupações é com os pais, que provavelmente os levarão ao médico.
Olha, tenho certeza que o ChatGPT, especialmente com a atualização do GPT-5, pode ajudar os pais a entender os resultados dos exames médicos, mas como o OpenAI escreveu em seu lançamento na atualização: “NOTA IMPORTANTE: O CHATGPT não substitui um profissional médico. “
A mensagem para seus filhos é que os profissionais humanos não são tão facilmente substituídos.
Ai não é seu amigo
Essa é uma das maiores preocupações quando se trata de IA, e estou feliz que o GPT-5 esteja adicionando mais corrimões para garantir que as conversas não entrem em lugares perigosos, e as recentes atualizações adicionadas para impor pausas em conversas desafiadoras (talvez excessivamente emocionais).
Mesmo assim, seus filhos provavelmente já estão conversando e compartilhando com o ChatGPT e outras IAs. Existe um epidemia de solidãoe algumas crianças podem ver o modo de voz ao vivo de Chatgpt como amigo. É seu trabalho lembrá -los que não é, e se inserir entre eles e a AIS.
Ai juntos
Isso me leva à minha dica final, que é fazer ai com seus filhos.
Pense em IA como qualquer tecnologia emergente, de PCs a CD-ROMs e Internet e mídias sociais. Nenhuma dessas tarefas deveria ter sido realizada apenas por crianças. Os pais não deveriam agir como se a IA não fosse interessante para eles e, portanto, não faz parte de seu trabalho como pai.
Se seus filhos estão usando a IA, você deve estar sentado ao lado deles, explorando e aprendendo juntos. Seja tão confortável e familiarizado quanto eles se tornarão com a IA.
Siga estas etapas, e você e toda a sua família estarão prontas para o ChatGPT, mesmo com a introdução do poderoso modelo GPT-5.
Fique conectado