Notícias em alta
Categorias
Fique conectado
Notícias em alta
Ao utilizar nosso site, você concorda com o uso de nossos cookies.

Notícias

Chanceler da Argentina renuncia na véspera de eleições cruciais
Mundo

Chanceler da Argentina renuncia na véspera de eleições cruciais 

Rumores sobre a renúncia do ministro das Relações Exteriores da Argentina, Gerardo Werthein, se confirmaram nesta quarta-feira (22), na véspera de eleições legislativas cruciais que testarão o governo do presidente Javier Milei.

De acordo com o jornal argentino La Nacion, a autoridade apresentou sua renúncia na noite de terça-feira, após um crescente descontentamento com um dos homens mais próximos do presidente, o estrategista político Santiago Caputo.

A saída de Werthein já vinha sendo especulada pela imprensa nos últimos dias, mas estava prevista para acontecer após o pleito, agendado para o próximo domingo (26).

Outro fator que possivelmente influenciou na renúncia, segundo o La Nacion, é a pressão enfrentada pelo chanceler após o encontro bilateral entre Milei e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, no qual o americano condicionou seu apoio financeiro à Argentina a uma vitória eleitoral do partido La Libertad Avanza nas eleições legislativas.

Milei passará por seu primeiro grande teste eleitoral de alcance nacional com duas conquistas econômicas em vista: a desaceleração da inflação — que caiu de um pico de 289,4% na comparação anual em abril de 2024 para 31,8% em setembro passado — e a restauração do equilíbrio nas contas públicas.

O libertário assumiu a Casa Rosada em dezembro de 2023 com um enorme desafio de abrandar a crise econômica enfrentada no país. Ele alcançou um superávit fiscal graças a um severo plano de ajuste que incluiu cortes drásticos de gastos e uma redução no tamanho do Estado.

Essa política continuou em 2025, a ponto de Milei vetar diversas leis aprovadas pelo Congresso que exigiam que ela aumentasse os recursos públicos para setores severamente afetados pelos ajustes, como aposentados, educação universitária e saúde pediátrica. Essas medidas, acompanhadas de uma renúncia inesperada antes das eleições, no entanto, testarão seu governo nas urnas neste domingo.

Javier Milei já vinha preparando uma mudança estratégica em seu gabinete, segundo anunciou momentos antes do anúncio do chanceler. O jornal Clarín informou que a saída de Werthein entrará em vigor na segunda-feira (27), um dia após as eleições legislativas.

Outro membro do governo que estaria na mira do presidente, segundo o jornal argentino, é o Ministro da Justiça, Mariano Cúneo Libarona. Fontes da Casa Rosada sinalizaram que o possível substituto de Werthein seria o atual Secretário de Culto, Nahuel Sotelo, que responde diretamente a Santiago Caputo.

Postagens relacionadas