O passaporte brasileiro voltou a subir no ranking dos passaportes valiosos do mundo este ano, ocupando a 16ª posição. Este lugar é compartilhado com os passaportes da Argentina e San Marino.
Estes são os dados mais recentes do Henley Passport Index (HPI), que colocam o passaporte de Singapura, que permite viajar para 193 destinos, encabeçando a lista e o Japão em segundo lugar. O terceiro lugar é ocupado por Alemanha, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Irlanda e Itália, sendo aceitos em 188 lugares.
O passaporte brasileiro permite viajar 170 locais, sem necessidade de visto, segundo o ranking divulgado.
Em último lugar, pelo sétimo ano consecutivo, ficou o documento do Afeganistão, que possibilita o acesso a 25 países sem visto.
Explore the latest Henley Passport Index, the original, authoritative ranking of all the world’s passports according to the number of destinations their holders can access without a prior visa. pic.twitter.com/i3xWCasuUp
— Henley & Partners (@HenleyPartners) July 22, 2025
O ranking Henley Passport Index baseia-se em “dados exclusivos” da Autoridade Internacional de Transporte Aéreo (IATA), se acordo com a informação disponibilizada no site.
“O índice inclui 199 passaportes e 227 destinos de viagem diferentes. Atualizado mensalmente, o Henley Passport Index é considerado uma ferramenta de referência”, pode se ler na descrição do site que faz o ranking.
Crescendo no Ranking
Em 2023, o passaporte brasileiro subiu de posto e foi do 20° mais poderoso do mundo, já em 2024 chegou ao 17° lugar, segundo o relatório.
O governo está estudando o pedido da PF
Folhapress | 12:12 – 13/03/2025
Fique conectado