Notícias em alta
Categorias
Fique conectado
Notícias em alta
Ao utilizar nosso site, você concorda com o uso de nossos cookies.

Notícias

BP descobre petróleo no Brasil, mas quais são os maiores campos do mundo? Veja top 10
Economia

BP descobre petróleo no Brasil, mas quais são os maiores campos do mundo? Veja top 10 

A britânica BP anunciou nesta segunda-feira (4) ter feito sua maior descoberta de petróleo e gás em 25 anos, em uma área do pré-sal brasileiro. Segundo a BP, trata-se de um campo significativo em águas ultraprofundas do bloco Bumerangue na Bacia de Santos, mas a companhia ainda irá iniciar análises laboratoriais para caracterizar melhor o reservatório, o que poderá permitir comparação com os maiores campos de petróleo já conhecidos no planeta.

Por enquanto, a lista de “supergigantes” segue dominada por campos localizados em países no Oriente Médio, que concentram boa parte das reservas globais. Embora novas descobertas, como a anunciada pela BP no pré-sal brasileiro, tragam otimismo para o setor, os gigantes históricos seguem insuperáveis em volume de reservas provadas.

Confira, a seguir, os 10 maiores campos de petróleo e gás do mundo, onshore (terrestres) e offshore (marítimos), considerando reservas provadas estimadas recuperáveis, considerando apenas campos que estão em produção ativa. Os dados foram retirados da Administração de Informações de Energia do EUA (EIA), da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e da Agência Internacional de Energia (IEA), além de relatórios estatísticos do setor.

Ghawar, Arábia Saudita

O campo de Ghawar, localizado na região de Al Hasa, na Arábia Saudita, é considerado o maior campo convencional de petróleo do mundo. Com cerca de 48,25 bilhões de barris de reservas provadas e um total estimado de 96 bilhões de barris recuperáveis acumulados desde o início da exploração, ele sozinho concentra mais de 20% das reservas sauditas. Em operação desde 1951, é administrado pela estatal Saudi Aramco e continua sendo um pilar estratégico na produção global de petróleo.

Greater Burgan, Kuwait

O Greater Burgan, no Kuwait, ocupa a segunda posição no ranking mundial. Situado no sudeste do deserto, o campo possui 67 bilhões de barris, sendo mais de 40 bilhões de barris de reservas remanescentes estimadas. Descoberto em 1938 e operado pela Kuwait Oil Company, ele entrou em produção em 1946 e é até hoje a principal fonte de petróleo do país, sustentando uma economia fortemente dependente das exportações de hidrocarbonetos.

Ahvaz, Irã

No Irã, o destaque é o campo de Ahvaz, localizado na província de Khuzistão. Com uma estimativa total recuperável de cerca de 65 bilhões de barris, é operado pela estatal National Iranian Oil Company (NIOC) e está em produção desde meados da década de 1950. Trata-se de um dos campos mais produtivos do país, responsável por parte significativa do petróleo leve iraniano.

Continua depois da publicidade

Gachsaran, Irã

Outro gigante iraniano é o campo de Gachsaran, na província de Kohgiluyeh-Boyer Ahmad. Com aproximadamente 52,9 bilhões de barris recuperáveis, foi descoberto na década de 1930 e é operado pela NIOC. Sua produção de petróleo pesado e médio é fundamental para o mix energético do Irã e para a manutenção das exportações do país, mesmo diante de sanções internacionais.

Upper Zakum, Emirados Árabes Unidos

Nos Emirados Árabes Unidos, o campo de Upper Zakum é um dos maiores do mundo em ambiente offshore. Localizado em Abu Dhabi, possui reservas estimadas em cerca de 50 bilhões de barris. Operado pela estatal ADNOC em parceria com ExxonMobil e a japonesa JODCO, está em produção desde 1982 e vem passando por investimentos para ampliar sua capacidade, com o objetivo de se manter como um dos principais fornecedores de petróleo do Golfo Pérsico.

Daqing, China

Na China, o campo de Daqing, situado na província de Heilongjiang, é o maior produtor onshore do país. Com reservas estimadas em 42 bilhões de barris, é operado pela CNPC/PetroChina e está em produção desde 1963. Durante décadas, Daqing foi o símbolo da autossuficiência energética chinesa e segue sendo uma peça-chave para abastecer o mercado interno.

Continua depois da publicidade

Safaniya, Arábia Saudita

O campo de Safaniya, na Arábia Saudita, é o maior campo de petróleo marítimo do planeta. Localizado no Golfo Pérsico, tem cerca de 37 bilhões de barris de reservas recuperáveis. Operado pela Saudi Aramco desde 1957, é crucial para manter a elevada capacidade de exportação do país e atender à demanda por petróleo pesado.

Cantarell, México

No México, o complexo de Cantarell, na baía de Campeche, já foi o maior produtor offshore do mundo. Com reservas totais de cerca de 35 bilhões de barris, teve sua produção iniciada em 1981 pela estatal Pemex. Apesar de estar em declínio acentuado desde os anos 2000, ainda mantém relevância estratégica na produção mexicana.

Costa Bolívar, Venezuela

Na Venezuela, o campo Costa Bolívar, situado no Lago de Maracaibo, é o maior campo do país. Com reservas recuperáveis estimadas em 32 bilhões de barris, foi descoberto em 1917 e desenvolvido intensivamente ao longo do século XX pela PDVSA. Mesmo com a queda de produção nos últimos anos, segue sendo um ativo importante para as exportações venezuelanas.

Continua depois da publicidade

Aghajari, Irã

O campo de Aghajari, também no Irã, fecha o top 10. Localizado em Khuzistão, possui cerca de 30 bilhões de barris recuperáveis e está em produção desde 1940, operado pela NIOC. É um exemplo clássico de campo maduro que ainda contribui de forma relevante para a produção nacional graças a técnicas de recuperação avançada.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

Os campos obrigatórios estão marcados *