O bilionário norte-americano Bill Gates anunciou nesta segunda-feira (2), na Etiópia, que a maior parte dos 175 bilhões de euros (cerca de R$ 1,137 trilhão) que doou à sua fundação será investida na África ao longo dos próximos 20 anos. O objetivo é ajudar o continente a enfrentar seus principais desafios em áreas como saúde e desenvolvimento.
Em discurso na sede da União Africana, em Adis Abeba, Gates incentivou os líderes africanos a “aproveitar o momento para acelerar o progresso na saúde e no desenvolvimento por meio da inovação e de parcerias, apesar dos desafios atuais”, conforme comunicado oficial da Fundação Bill & Melinda Gates.
Segundo a nota, a fundação irá destinar a maior parte dos 200 bilhões de dólares (cerca de 175 bilhões de euros ou R$ 1,137 trilhão) ao continente africano, priorizando colaborações com governos comprometidos com o bem-estar da população.
“Assumo o compromisso de doar minha fortuna ao longo dos próximos 20 anos, e quero que esses recursos ajudem a África a enfrentar seus desafios”, afirmou o cofundador da Microsoft.
Gates destacou que a liderança e criatividade africanas são essenciais para promover melhorias na saúde pública e impulsionar o futuro econômico do continente. “Ao liberar o potencial humano por meio da saúde e da educação, todos os países africanos poderão trilhar o caminho da prosperidade – e é empolgante fazer parte disso”, declarou.
Após o discurso, Gates participou de uma conversa informal com Paulin Basinga, diretor da fundação para a África, na qual discutiram as prioridades de desenvolvimento do continente, investimentos e parcerias futuras.
Ele citou como exemplo de progresso países como Moçambique, Etiópia, Ruanda, Zimbábue, Nigéria e Zâmbia, que estariam demonstrando avanços significativos graças a lideranças engajadas e ao uso de inovação.
Gates também afirmou que se sente inspirado pelo trabalho duro dos africanos, inclusive nas regiões mais pobres, e que vê na inteligência artificial um grande potencial transformador para o futuro da África. Ele elogiou jovens inovadores locais e mencionou o caso de Ruanda, que já utiliza IA para otimizar a prestação de serviços públicos.
O anúncio acontece num momento em que a ajuda internacional ao continente africano diminuiu, especialmente desde o início do mandato do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Durante a visita à Etiópia, Gates reuniu-se com o primeiro-ministro Abiy Ahmed e, em seguida, seguirá para a Nigéria, onde terá encontros com o presidente Bola Ahmed Tinubu e outras lideranças federais e estaduais para discutir reformas no sistema de atenção básica à saúde.
Na Nigéria, ele também participará de um evento do programa Goalkeepers, voltado para o futuro da inovação no continente, e se reunirá com cientistas e parceiros locais envolvidos na construção da estratégia nacional de inteligência artificial.
De acordo com a fundação, os esforços nos próximos 20 anos estarão focados em três metas principais:
Reduzir a zero as mortes evitáveis de mães e bebês;
Garantir que a próxima geração cresça livre de doenças infecciosas fatais;
Tirar milhões de pessoas da pobreza e colocá-las no caminho da prosperidade.
Ao final desses 20 anos, a Fundação Gates encerrará suas atividades, conforme previsto.
Criada em 2000 por Bill e Melinda Gates, a fundação tem sede em Washington, nos Estados Unidos, e é uma das maiores organizações filantrópicas do mundo.
Leia Também: Gmail recebe IA que resume longas conversas por e-mail em inglês
Postagens relacionadas
Deixe um comentário Cancelar resposta
Dicas TechBlog
Como usar Air Fryer da maneira correta.
Categorias
- Air Fryer (2)
- Avaliações (14)
- Celulares (16)
- Celulares Realme (3)
- Celulares Samsung (7)
- Celulares Xiaomi (6)
- Cozinhar (1)
- Dicas e Tutoriais (3)
- Economia (55)
- Eletrodomésticos (1)
- Galaxy A (1)
- Galaxy M (1)
- Galaxy S (1)
- Galaxy Z (2)
- iPhone (1)
- Moto E (1)
- Moto G (1)
- Motorola (6)
- Motorola Edge (1)
- Motorola Razr (1)
- Mundo (65)
- Notícias (195)
- POCO (1)
- Pós & Contras (13)
- Realme 14 (1)
- Redmi (3)
- Redmi Note (2)
- Tecnologia (203)
- Últimas Notícias (173)
- Xiaomi Mi (1)
Fique conectado