Notícias em alta
Categorias
Fique conectado
Notícias em alta
Ao utilizar nosso site, você concorda com o uso de nossos cookies.

Notícias

BBC admite que violou “diretrizes editoriais” em documentário
Mundo

BBC admite que violou “diretrizes editoriais” em documentário 

Um relatório da emissora pública britânica BBC apontou que a empresa “violou” suas próprias “diretrizes editoriais de precisão” ao veicular um documentário sobre a guerra na Faixa de Gaza sem revelar que o narrador é filho de um membro do Hamas.

As conclusões do documento foram divulgadas nesta segunda-feira (14), cinco meses depois do documentário “Gaza: Como Sobreviver em uma Zona de Guerra” (em tradução livre) ter sido retirado do aplicativo da BBC após a revelação da relação familiar do narrador com o grupo terrorista palestino.

Segundo informações da BBC, o relatório apontou que três funcionários da produtora independente Hoyo Films, que produziu o documentário, sabiam que o narrador, Abdullah Alyazouri, então com 13 anos, é filho do vice-ministro da Agricultura no governo do Hamas na Faixa de Gaza, Ayman Alyazouri, mas que ninguém na emissora tinha conhecimento dessa relação.

Porém, a BBC admitiu que a emissora pública britânica não foi “suficientemente proativa” nas verificações editoriais durante a produção do documentário.

O relatório destacou que a investigação não encontrou evidências “de que o pai ou a família do narrador tenham influenciado o conteúdo do programa de alguma forma” e que um trecho escrito pelo próprio narrador “não constitui uma violação da devida imparcialidade”, mas que sua participação “não foi apropriada”.

A Ofcom, agência de fiscalização da mídia no Reino Unido, anunciou que fará uma investigação própria.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

Os campos obrigatórios estão marcados *