Um avião de pequeno porte caiu e explodiu em uma bola de fogo logo após decolar, na tarde deste domingo (13), no Aeroporto de London Southend, em Essex, no Reino Unido. O acidente ocorreu por volta das 16h (horário local) e provocou uma densa coluna de fumaça preta, como mostram vídeos compartilhados nas redes sociais.
De acordo com informações do jornal The Guardian, a aeronave — um Beechcraft Super King Air — decolou às 15h48 e seguia para Lelystad, nos Países Baixos, segundo dados do Flightradar24.
BREAKING NEWS: A devastating plane crash occurred at London Southend Airport, UK.
A Beechcraft Super King Air light aircraft crashed and exploded into a massive fireball shortly after takeoff, Eyewitnesses described a horrific scene of black smoke and flames, prompting a… pic.twitter.com/9KrHzfgkeg
— Breaking News (@TheNewsTrending) July 13, 2025
Em nota, a Polícia de Essex confirmou o incidente:
“Fomos acionados pouco antes das 16h para atender relatos de uma colisão envolvendo uma aeronave de 12 metros. Todos os serviços de emergência estão no local e esse trabalho deve continuar por várias horas. Pedimos que a população evite a área enquanto as operações seguem em andamento.”
O aeroporto também confirmou o acidente pelas redes sociais e informou que está trabalhando em estreita colaboração com as autoridades locais:
“Podemos confirmar que houve um incidente grave no Aeroporto de London Southend envolvendo uma aeronave de aviação geral. Forneceremos mais informações assim que possível.”
We can confirm there has been a serious incident at London Southend Airport this afternoon involving a general aviation aircraft. We are working closely with the local authorities and will be able to provide more information as soon as possible.
— London Southend Airport (@SouthendAirport) July 13, 2025
Pelo menos quatro voos foram cancelados. Por precaução, dois locais próximos — o clube de golfe Rochford Hundred e o clube de rúgbi Westcliff — foram evacuados.
Testemunhas relataram cenas de pânico. John Johnson, de Billericay, contou à PA Media que viu o momento exato da queda:
“Todos nós acenamos para os pilotos, que acenaram de volta. Três ou quatro segundos após a decolagem, o avião começou a inclinar fortemente para a esquerda e, em seguida, virou e caiu.”
“Houve uma grande bola de fogo. Todos ficaram em choque. Crianças e famílias inteiras testemunharam o acidente”, lamentou.