Notícias em alta
Categorias
Fique conectado
Notícias em alta
Ao utilizar nosso site, você concorda com o uso de nossos cookies.

Notícias

As ONGs citadas na denúncia de interferência da CIA nas eleições
Mundo

As ONGs citadas na denúncia de interferência da CIA nas eleições 

Durante audiência na Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (6), o ex-funcionário do governo dos Estados Unidos Mike Benz apresentou uma lista de organizações internacionais que, segundo ele, financiaram, com ajuda da CIA sob o governo democrata de Joe Biden, projetos de “checagem de fatos” e teriam atuado para restringir a circulação de informações favoráveis à direita nas eleições presidenciais do Brasil de 2022.

A seguir, entenda quem são e como atuam as principais ONGs mencionadas:

National Democratic Institute (NDI)

Fundado em 1983, o Instituto Nacional Democrático (NDI, na sigla em inglês) tem vínculos com membros do alto escalão do Partido Democrata americano, bem como recebe recursos do governo dos EUA e da Open Society Foundations, de George Soros, para promover a chamada “democratização” em diversos países. Segundo sua página oficial, o NDI oferece consultoria política, monitoramento de eleições e capacitação de partidos políticos, sempre sob o discurso de fortalecimento de processos democráticos.

National Endowment for Democracy (NED)

A Fundação Nacional para a Democracia (NED, na sigla em inglês) é financiada pelo Congresso dos EUA e funciona como uma agência de repasse de verbas a outras ONGs, veículos de mídia e movimentos civis, dentro e fora dos Estados Unidos. Em nome da defesa da democracia, a NED costuma apoiar projetos que promovem reformas políticas. Segundo seu site oficial, a cada ano, a entidade distribui mais de 2.000 bolsas e doações para projetos de grupos não governamentais em mais de 100 países, “voltados para promoção de democracia, direitos humanos, liberdade de imprensa, eleições livres e o Estado de Direito”.

Consortium for Elections and Political Process Strengthening (CEPPs)

O Consórcio para o Fortalecimento de Eleições e Processos Políticos (CEPPs, na sigla em inglês) reúne outras organizações como o NDI, IRI e IFES, voltado para “fortalecimento de processos políticos” e monitoramento eleitoral em diferentes partes do mundo. O grupo costuma receber financiamento de órgãos públicos dos EUA. Uma de suas principais fontes de financiamento eram o Departamento de Estado e a Usaid – encerrada pelo governo de Donald Trump. O CEPPs atua principalmente em países em desenvolvimento.

Internews

A Internews foi criada em 1982 e se dedica ao treinamento de jornalistas, apoio a veículos de mídia e projetos de comunicação digital. Embora declare trabalhar pela liberdade de imprensa, já foi alvo de reportagens internacionais que apontam o uso de recursos de governos ocidentais, inclusive da CIA, para financiar operações de mídia em diversos países do mundo. Em fevereiro deste ano, o WikiLeaks revelou que o governo dos Estados Unidos destinou nos últimos anos cerca de US$ 472 milhões à Internews para promover projetos de censura encoberta e controle de informações em diversos países.

IFES (International Foundation for Electoral Systems)

A Fundação Internacional para Sistemas Eleitorais (IFES, na sigla em inglês) é especializada em assessorar processos eleitorais, promovendo consultorias técnicas e tecnológicas a órgãos de vários países, inclusive no desenvolvimento de sistemas de votação eletrônica. Seus projetos contam com recursos americanos. Segundo o site oficial da organização, que possui sede na Virgínia, a IFES já atuou em mais de 145 países, desenvolvendo projetos tanto em democracias consolidadas quanto em países em desenvolvimento.

Design 4 Democracy (D4D Coalition)

Criada em 2018, a Coalizão Design para Democracia (D4D, na sigla em inglês) reúne ONGs e empresas de tecnologia para desenvolver ferramentas digitais contra o que chama de “desinformação eleitoral”. O grupo atua em cooperação com agências públicas americanas e com grandes empresas de tecnologia, como parte de um esforço internacional para regular conteúdos e influenciar a circulação de informações nas redes sociais.

International Republican Institute (IRI)

O Instituto Republicano Internacional (IRI, na sigla em inglês) foi criado em 1983 e é vinculado ao Partido Republicano dos EUA. Sua atuação segue modelo semelhante ao NDI: treinamento político, observação eleitoral e projetos de fortalecimento institucional em países considerados prioritários para a política externa americana.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

Os campos obrigatórios estão marcados *