Notícias em alta
Categorias
Fique conectado
Notícias em alta
Ao utilizar nosso site, você concorda com o uso de nossos cookies.

Notícias

Após morte de Preta Gil, hospital registra aumento de buscas por exame de colonoscopia
Últimas Notícias

Após morte de Preta Gil, hospital registra aumento de buscas por exame de colonoscopia 

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Após a morte da cantora Preta Gil, vítima de câncer colorretal, o hospital A.C.Camargo Cancer Center, referência em tratamento de câncer em São Paulo, registrou um aumento significativo na busca por colonoscopias. O exame é o principal para diagnosticar e prevenir a doença, que atinge o intestino grosso (cólon) e a porção final do intestino (reto).

Segundo a Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP), a colonoscopia é indicada para pacientes que apresentam sintomas ou como forma de prevenção, a partir dos 45 anos -ou dos 40, se houver histórico familiar.

O hospital A.C.Camargo afirma que, entre os dias 21 e 28 de julho, houve um aumento de 99% nas solicitações para agendamento do exame. Além disso, aumentou em 83% a média de agendamentos de consultas com médicos especialistas em câncer colorretal.

Cada vez mais frequente em adultos jovens, o câncer colorretal é o terceiro mais comum entre os brasileiros -atrás do câncer de pele e o de mama-, segundo o Inca (Instituto Nacional do Câncer).

A doença deve crescer mais ainda nos próximos anos, segundo dados da IARC (Agência Internacional para Pesquisa em Câncer).

Apesar da letalidade, a doença pode ser prevenida com diagnóstico precoce. Dados do Observatório do Câncer do A.C.Camargo mostram que as taxas de sobrevida podem chegar a 95% nos estágios iniciais e, a cerca de 80% em estágio 2.

No entanto, em cerca de 55% a 60% dos casos, a doença é identificada em estágio avançado, exigindo tratamentos mais agressivos, como cirurgias extensas, quimioterapia e terapias-alvo.
O SUS (Sistema Único de Saúde) oferece atualmente a colonoscopia somente quando há indicação clínica, mas o exame de sangue oculto nas feses está disponível em unidades básicas de saúde.

Oncologistas recomendam procurar o médico em caso de aparecimentos dos sintomas:
– sangramento ao defecar ou sangue nas fezes;
– mudanças no ritmo de funcionamento intestinal (diarreia e constipação alternados), vontade frequente de ir ao banheiro, sensação de gases ou distensão;
– dor ou desconforto abdominal ou anal;
– fraqueza, anemia e perda de peso sem causa aparente.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

Os campos obrigatórios estão marcados *