Se um aumento recente em ameaças de segurança cibernética o inspirou a apertar suas defesas, o poder para você. É verdade que uma intenção é apenas metade da batalha. A parte mais complicada do processo é resolver em que tipo de software investir, especialmente quando você considera o grande número de opções por aí.
Embora os melhores software antivírus e suítes de segurança na Internet sejam opções viáveis (e populares), cada uma oferece um nível diferente de proteção. Como isso geralmente é um compromisso anual, não podemos culpá-lo se você estiver preocupado em fazer a escolha errada, deixando-se mal preparado para uma cibermea.
Para deixar sua mente à vontade e decidir qual opção atenderá melhor às suas necessidades, aqui está um detalhamento detalhado de antivírus e segurança da Internet, seus recursos e o tipo de ameaças contra as quais eles são eficazes.
O que é antivírus?
Um antivírus é um software que detecta e elimina malware. Dependendo do mecanismo subjacente, um antivírus aproveita várias técnicas para reconhecer programas nocivos.
Tradicionalmente, os produtos AV contavam principalmente com a detecção baseada em assinatura, onde verificaram se a assinatura do arquivo correspondia à assinatura de malware em seu banco de dados. Ainda assim, devido à crescente sofisticação de ameaças cibernéticas, os motores antivírus modernos também podem empregar detecção baseada em heurística (entre outras técnicas), que é uma maneira sofisticada de dizer que analisam programas para ver se eles exibem características comumente ligadas aos malware.
Como um antivírus digitaliza arquivos no seu dispositivo, você pode considerá -lo uma espécie de proteção local, pelo menos para fins de clareza. No passado, esses programas eram limitados a arquivos locais (ou seja, arquivos já no seu dispositivo), mas as versões de hoje não são mais “apenas offline” e empregam camadas de segurança adicionais para melhor proteger você das ameaças on-line recebidas.
Para que tipos de ameaças o antivírus é eficaz contra?
Embora o nome possa levar você a acreditar que o software antivírus só pode remover vírus, é realmente ótimo quando funcionar contra a maioria dos tipos de malware (um termo amplo para programas maliciosos).
Inscreva -se no boletim do TechRadar Pro para obter todas as principais notícias, opinião, recursos e orientações que sua empresa precisa para ter sucesso!
O malware pode vir de várias formas. Por exemplo, os vírus são famosos porque podem se auto-replicar, anexando outros arquivos e programas, infectando assim um dispositivo ou uma rede. Por outro lado, os vermes não precisam de outros programas para replicar.
Depois, existem os cavalos de Trojan apropriadamente chamados que representam como software legítimo e podem desempenhar suas funções reais depois de executá -los ou instalá -los.
Dependendo do tipo, o malware de dano pode causar variações de roubar recursos do sistema para mineração de criptografia ou enviar e -mails de spam, roubar seus dados confidenciais, espionar você ou simplesmente danificar seu sistema.
De qualquer forma, um antivírus permanecerá na maioria dos malware, o que significa que deve ser parte integrante da sua pilha de segurança digital.
O que é segurança na Internet?
Em contraste com um antivírus, as suítes de segurança da Internet incluem uma ampla variedade de ferramentas destinadas a protegê -lo on -line, impedindo que arquivos maliciosos encontrem seu caminho no seu dispositivo.
Além de incluir um antivírus para protegê -lo localmente, o software de segurança da Internet também fornece monitoramento contínuo que prejudica proativamente as ameaças enquanto você está navegando na web. Assim, ele também pode ser repleto de utilitários essenciais, como VPN, gerentes de senha, recursos de controle dos pais, um firewall abrangente e assim por diante.
Para que tipos de ameaças a segurança da Internet é efetiva?
Para quase qualquer ameaça que você encontrar on -line, há uma grande possibilidade de que um programa robusto de segurança da Internet possa protegê -lo.
Veja sites obscuros, por exemplo. Os atores de ameaças podem invadir sites e usá -los para infectar usuários com malware para adquirir suas informações. O software de segurança da Internet possui bancos de dados atualizados de sites maliciosos; portanto, quando você tenta acessar um deles, receberá um aviso bacana que o ajudará a ficar fora de perigo.
Além disso, devido a defesas como um firewall e VPN, os suítes de segurança da Internet também abordam hackers de vulnerabilidades podem explorar para roubar seus detalhes privados, seqüestrando sua sessão e interceptando seus dados.
Outra grande vantagem dos programas de segurança da Internet é que eles protegem contra o phishing. Mesmo que você não participe de filmes torrentadores ou transmitidos em sites obscuros, ainda poderá acabar com malware se cair em um golpe de phishing (que infelizmente também está ficando mais sofisticado).
A avenida mais comum para o phishing é o email. Os scammers podem imitar um serviço legítimo ou uma organização e o envolver para abrir um link malicioso ou baixar um anexo cheio de malware. Como esses e -mails são indistinguíveis da coisa real, graças aos cibercriminosos usando o ChatGPT e modelos de idiomas de IA semelhantes para imitar perfeitamente a linguagem da empresa, sempre há uma chance de você cair no golpe.
Não se preocupe. O software de segurança da Internet pode proteger sua caixa de entrada e impedir que essas mensagens cheguem a você.
Além disso, este conjunto pode ter recursos como um gerenciador de senhas. Isso aumentará significativamente sua segurança, pois ajudará a gerar senhas complexas, que você não precisará se lembrar, porque os gerentes de senha têm recursos de preenchimento automático.
Além do marketing
Antes de prosseguir, aqui está um rápido resumo das diferenças entre antivírus e segurança da Internet
- O antivírus protege contra malware, digitalizando arquivos locais, enquanto a segurança da Internet monitora suas atividades on -line e o protege de baixar malware.
- O antivírus fornece recursos mais básicos, enquanto os programas de segurança da Internet são uma combinação de várias ferramentas de segurança que incluem funções antivírus.
- A segurança da Internet impede os hackers de explorar vulnerabilidades de rede.
- O antivírus e a segurança da Internet são amplamente intercambiáveis ao falar sobre as mais recentes iterações dos programas de AV, que usam a inteligência de ameaças baseada em nuvem (anteriormente limitada à segurança da Internet) para identificar e eliminar ameaças mais recentes.
Os fornecedores agora estão agrupando o antivírus e a segurança da Internet juntos, então a distinção é praticamente sobre níveis de preços na mesma linha de produtos. Norton Antivirus e Norton 360 são bons exemplos dessa abordagem em camadas. O primeiro inclui opções de antivírus e segurança básica, enquanto este expande a oferta para incluir extras como monitoramento da Web Dark, backup em nuvem, controles parentais e assim por diante.
Em certo sentido, trata -se mais de marketing do que qualquer outra coisa, o que significa que, se você optar por um antivírus, também receberá proteção on -line, bem como as varreduras clássicas de arquivos locais.
Qual suíte você deve escolher?
Existem muitas suítes antivírus com poderosos recursos de segurança da Internet para selecionar.
Vamos começar com o Avast, que tem um nível livre capaz. Além de um antivírus regular que detecta ameaças em tempo real, ele também digitaliza os recursos de segurança Wi-Fi, protege do ransomware e vê sites falsos. Optar por camadas premium desbloqueia mais ferramentas de segurança, como um firewall, VPN e sandboxing.
O mesmo vale para o Bitdefender, que possui um excelente motor antivírus, além de bloquear e-mails de phishing e ameaças de dia zero, mesmo em seu nível gratuito. As opções premium são muito mais abrangentes, oferecendo sinos de segurança e assobios que incluem uma proteção contra VPN, gerenciador de senhas e violações de dados.
O Norton Antivirus e sua versão “mais pesada”, Norton 360, são ótimas soluções. Juntamente com a detecção de IA, dependendo do plano, você também pode receber poderosos serviços de proteção de identidade e controles parentais, apenas para citar alguns.
Estes são apenas três exemplos. Qualquer que seja o antivírus que você vai, você normalmente também recebe proteção da Internet nas assinaturas básicas. Naturalmente, isso não facilita sua escolha, pois a maioria dessas suítes tem funcionalidades sobrepostas e, em regra, é muito boa contra várias encarnações de malware.
Testes de malware Conduzido pelos comparativos da AV é uma prova desse fato, pois a maioria dos fornecedores em nossa lista de melhores software antivírus possui taxas de detecção offline e on-line que chegam a 99,6% em alguns casos. Assim, você provavelmente precisará decidir quais recursos deseja ter à sua disposição e quanto dinheiro você está disposto a pagar por eles. Se você não se importa com as capacidades mais sofisticadas, as versões livres dessas soluções antivírus podem ser suficientes, dependendo dos seus hábitos de navegação.
Você pode ler mais sobre como escolher o melhor antivírus para você aqui.
Uma suíte de segurança é suficiente?
Em conclusão, a segurança da Internet e um antivírus são ferramentas indispensáveis para aqueles que desejam garantir que estejam fazendo tudo ao seu alcance para proteger seus dados e dispositivos de ameaças cibernéticas. Por sorte, você não precisa mais de programas separados, pois esses dois são frequentemente agrupados, para que você possa vê -los de forma intercambiável.
Uma palavra de aviso, no entanto. Nunca deixe o software levar você a uma falsa sensação de segurança. Apesar de como essas suítes são sofisticadas, elas não são 100% à prova de falhas. Portanto, arme -se com informações sobre como se manter seguro on -line e mantenha os olhos abertos o tempo todo.
Fique conectado