(Reuters) – A Ambipar (AMBP3) anunciou um pedido de recuperação judicial na segunda-feira na 3ª Vara Empresarial da Comarca da Capital do Estado do Rio de Janeiro, após decisão do conselho de administração em caráter de urgência em meio a uma crise de caixa e o risco de pagamento acelerado de dívidas de bilhões de reais.
O pedido foi feito em conjunto com suas afiliadas, incluindo a Ambiental ESG Participações.
Em fato relevante, a Ambipar anunciou também o auxílio pela Ambipar Emergency Response do processo de falência nos termos do Capítulo 11 nos Estados Unidos.
LISTA GRATUITA
10 small caps para investir
A lista de ações de setores promissores da Bolsa
A empresa disse que o pedido ocorreu “após a descoberta de acusações de irregularidades” ligadas à “contratação de operações de swap pela diretoria financeira e à renúncia abrupta do antigo diretor financeiro”.
A companhia adiantou ainda que estas ações resultaram em “pedidos de antecipação de vencimento de dívidas por parte de alguns credores”, após “forte abalo na confiança do mercado em relação ao Grupo Ambipar”.
As ações da Ambipar sofreram forte queda no final de setembro, quando João de Arruda deixou o comando da diretoria financeira da empresa, sendo substituído por Ricardo Garcia, que acumulou estas funções com as de relações com investidores.
Continua depois da publicidade
A busca da Ambipar pela proteção obtida da Justiça do Rio de Janeiro teve como desencadear uma operação de crédito da empresa com o Deutsche Bank, que exigia garantias adicionais e que consumiu valores elevados na caixa da companhia em poucos dias.
As ações da Ambipar, que foram arquivos dos nove índices da B3 de que faziam parte, fecharam o pregão de segunda-feira a R$ 0,58, contra mais de R$ 10 no final de setembro.
Fique conectado