Notícias em alta
Categorias
Fique conectado
Notícias em alta
Ao utilizar nosso site, você concorda com o uso de nossos cookies.

Notícias

Altos custos levam presidente da Áustria a desistir da COP 30
Mundo

Altos custos levam presidente da Áustria a desistir da COP 30 

O presidente da Áustria, Alexander Van der Bellen, cancelou sua participação na Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), prevista para ocorrer em novembro deste ano em Belém, capital do Pará, no Brasil, por causa dos altos custos de viagem e hospedagem.

Segundo comunicado oficial, a decisão foi motivada pela “disciplina orçamentária” exigida do governo austríaco.

“As razões logísticas tornam os custos especialmente elevados para uma participação do presidente nesta COP, além da delegação austríaca de negociadores, o que está fora do orçamento restrito da Presidência”, informou a nota, reproduzida pela imprensa local.

A desistência do presidente austríaco não é um caso isolado. O alto valor das diárias em hotéis da capital paraense tem provocado insatisfação generalizada entre diversas delegações estrangeiras. Desde janeiro, ao menos 25 países enviaram telegramas ao governo brasileiro questionando os preços considerados abusivos das hospedagens para o evento. O Jornal Nacional revelou recentemente que embaixadas de países como Alemanha, Suíça, Indonésia e China formalizaram reclamações sobre valores e disponibilidade.

Apesar das reclamações sobre a gestão da conferência na capital do Pará, a secretaria extraordinária da COP 30 tem reforçado que “não há possibilidade” do evento ser transferido de Belém.

Com a ausência do presidente, a Áustria será representada na COP 30 de Belém pelo ministro do Meio Ambiente, Norbert Totschnig, que irá liderar a delegação do país nas discussões que irão ocorrer na capital paraense.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

Os campos obrigatórios estão marcados *