Aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva celebraram a reunião do mandatário brasileiro com seu homólogo americano, Donald Trump, em Kuala Lumpur, na Malásia neste domingo (26).
O encontro contou com quatro membros da diplomacia de cada país, durou cerca de 45 minutos e foi positivo aos olhos da chancelaria brasileira. Nas redes sociais, alguns membros da base governista e aliados repercutiram. Confira:
Jose Guimarães: deputado federal (PT-CE) e líder do governo na Câmara
Desarmada a crise Brasil/Estados Unidos, tramada por falsos patriotas contra nossa soberania. As mentiras, que resultaram no “Tarifaço” sobre nosso produtos e sanções contra nossas autoridades, caíram por terra. No amigável encontro dos presidentes
Lula e Trump, foi dado start para negociações imediatas. Todos os temas estarão sobre a mesa, inclusive as sanções contra autoridades brasileiras e as tarifas contra os produtos nacionais. Quem tem um Presidente Lula, tem tudo!”.
Humberto Costa: senador (PT-ES)
“Eita que a química só aumenta!”.
“A extrema direita achou que o Brasil ficaria de joelhos. Enganou-se. Com Lula, a soberania nacional é inegociável. O diálogo venceu, o ódio perdeu. Ponto final”.
Erika Hilton: deputada federal (PSOL-SP)
“Prevejo gente bastante triste e com soluço hoje. Bom dia”.
Edinho Silva: presidente do PT
“O diálogo é sempre o caminho. Lula provou que defender respeito e a soberania é o caminho fundamental para mantermos nossa relevância no cenário mundial. Depois da primeira reunião entre Lula e Trump, os dois governos vão dialogar sobre um acordo para tirar as barreiras tarifárias impostas unilateralmente. O mundo precisa fortalecer os mecanismos do multilateralismo. É em mais diálogo e não em imposições que resolveremos os problemas do planeta”.
Randolfe Rodrigues: senador (PT-AP)
“Tem coisa que nem a inteligência artificial consegue prever!
Mas aconteceu: Lula e Trump lado a lado. Eu te entendo, Trump, é difícil resistir ao carisma do nosso presidente”.
Fabiano Contarato: senador (PT-ES)
“Uma foto que marca um momento diplomático decisivo e o prelúdio do fim do tarifaço”.
Rogério Carvalho: senador (PT-SE)
“Lula mostrou mais uma vez ser um grande estadista. Em reunião com Trump, na Malásia, teve diálogo construtivo sobre comércio e economia, com foco na redução de tarifas e no fortalecimento das relações entre Brasil e EUA”.
Jaques Wagner: senador (PT-BA) e líder do governo no Senado
“Diálogo sempre! As negociações sobre o tarifaço têm avançado, e o tom da conversa foi de respeito e cooperação. O presidente Lula mostrou, mais uma vez, por que é um dos maiores estadistas do nosso tempo, sempre aberto ao diálogo, mas extremamente firme na defesa da nossa soberania e do povo brasileiro. Independente de quem esteja do outro lado da mesa, o Brasil e o nosso povo sempre estarão em primeiro lugar”.
Diplomacias podem voltar a conversar
De acordo com o chancelar brasileiro, Mauro Vieira, ambas as diplomacias podem voltar a conversar ainda neste domingo, também na Malásia. Ele destacou que na reunião, Trump sinalizou que deve suspender as tarifas e que o republicano tem interesse de visitar o Brasil.
O presidente Lula definiu o encontro como “ótimo, franco e construtivo”.
“Tive uma ótima reunião com o presidente Trump na tarde deste domingo, na Malásia. Discutimos de forma franca e construtiva a agenda comercial e econômica bilateral”, declarou o presidente, no X, após a reunião.
Fique conectado