- Os gastos crescerão em 2025, mas a taxa de crescimento não é muito mais do que a de 2024
- Os sistemas de data center são de longe o maior fator para o crescimento do mercado
- As empresas estão preocupadas com as incertezas econômicas globais
Prevê -se que os gastos globais de TI atinjam US $ 5,43 trilhões em 2025, novas pesquisas reivindicaram, marcando um aumento saudável de 7,9% em comparação com 2024 – e é tudo por causa do nosso apetite insaciável por IA.
As últimas pesquisas da Gartner afirmam que os sistemas de data center devem crescer por 42,4%, tornando-o o segmento que mais cresce nos gastos com TI.
De fato, a IA continua a impulsionar o investimento, com servidores otimizados da AI e outras infraestruturas se mostrando extremamente populares, com gastos, pode haver três vezes maior que os gastos tradicionais do servidor, diz o Gartner.
Ai está nos fazendo gastar mais do que nunca nele
Embora nenhum outro setor chegue próximo ao crescimento do sistema de data center, os gastos com software também podem exceder a média geral de TI de 7,9%, crescendo 10,5%.
Embora abaixo da média, os dispositivos (UP 5,4%), os serviços de TI (até 4,4%) e os serviços de comunicação (até 2,1%) estão prontos para representar ainda mais dinheiro este ano em comparação com o último.
No entanto, os gastos totais em todo o mundo não estão definidos para muito mais crescimento em comparação com o ano passado, quando ficou em 7,4%.
O Gartner diz que isso pode ser influenciado pela incerteza geopolítica em andamento. Uma pausa de incerteza chamada parece estar surgindo, com novos projetos enfrentando atrasos devido a cautela econômica e geopolítica, em vez de cortes no orçamento.
A pesquisa indica que os orçamentos permanecem alocados, mas os gastos estão sendo revisados estrategicamente.
Além disso, o hardware e a infraestrutura de TI podem enfrentar os maiores efeitos devido a flutuações nas cadeias de preços e suprimentos, com serviços recorrentes como a nuvem permanecendo mais estável. Espera -se que os serviços de TI e os serviços de comunicação vejam menor crescimento este ano em comparação com 2024.
O analista de vice-presidente do Gartner, John-David Lovelock, explicou: “Embora exista uma pausa de negócios sobre gastos com novos novos devido a um aumento na incerteza global, o efeito é incluído pela IA em andamento e iniciativas de digitalização de IA generativas”.