Notícias em alta
Categorias
Fique conectado
Notícias em alta
Ao utilizar nosso site, você concorda com o uso de nossos cookies.

Notícias

Ações europeias fecham estáveis com avaliação de tarifas dos EUA
Economia

Ações europeias fecham estáveis com avaliação de tarifas dos EUA 

As ações europeias fecharam estáveis nesta quarta-feira, com investidores avaliando o impacto das tarifas sobre os balanços corporativos, após grandes empresas, incluindo Adidas, Porsche e Aston Martin, sinalizarem possíveis aumentos de preços nos Estados Unidos.

Os investidores aguardavam ansiosamente a última rodada de perspectivas das empresas, já que esses foram os primeiros relatórios trimestrais divulgados desde que a incerteza comercial passou a dominar os mercados.

O índice pan-europeu STOXX 600 fechou com leve alta de 0,02%, aos 550,24 pontos, com o setor automotivo sendo o mais afetado durante o dia.

Continua depois da publicidade

Entre as montadoras de carros de luxo europeias, Porsche caiu 1,6% e Aston Martin recuou 10%, após anunciarem aumentos nos preços dos carros exportados para os EUA devido às tarifas.

A Mercedes-Benz também recuou 3,4%, depois de estimar um impacto tarifário de quase US$ 420 milhões.

A Adidas alertou que pode ter que aumentar os preços nos EUA, após informar que as tarifas norte-americanas devem adicionar cerca de 200 milhões de euros (US$ 231 milhões) aos custos no segundo semestre. As ações da marca de roupas esportivas caíram 11%.

Continua depois da publicidade

Ainda assim, analistas esperam melhora na saúde corporativa após o acordo entre EUA e União Europeia para reduzir as tarifas para 15% sobre produtos da UE, evitando uma guerra comercial mais ampla.

“Minha surpresa pessoal é que as empresas europeias estão se adaptando muito rapidamente a esse novo contexto”, disse Alberto Matellan, diretor geral da subsidiária francesa de gestão de ativos da MAPFRE, La Financière Responsable.

“Talvez as tarifas sejam o gatilho para nos adaptarmos mais rapidamente a uma mudança global que aconteceria de qualquer forma.”

Continua depois da publicidade

Enquanto isso, o setor bancário, menos exposto a preocupações comerciais, subiu pelo segundo dia consecutivo, atingindo seu maior nível desde o início de 2010.

O setor químico teve desempenho inferior, com queda de 1,7%.

Em Londres, o índice Financial Times registrou alta de 0,01%, aos 9.136,94 pontos.

Continua depois da publicidade

Em Frankfurt, o índice DAX subiu 0,19%, aos 24.262,22 pontos.

Em Paris, o índice CAC-40 teve alta de 0,06%, aos 7.861,96 pontos.

Em Milão, o índice Ftse/Mib valorizou-se 0,98%, aos 41.637,73 pontos.

Continua depois da publicidade

Em Madri, o índice Ibex-35 subiu 0,23%, aos 14.380,60 pontos.

Em Lisboa, o índice PSI20 caiu 0,34%, aos 7.661,89 pontos.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

Os campos obrigatórios estão marcados *