- A Tesla assina US $ 16,5 bilhões com o Samsung for AI6 AI Chip Production
- Novo chip Will Power Tesla Robots, carros autônomos e data centers em nuvem
- O Texas Fab da Samsung fabricará os chips Tesla, que são descritos como uma plataforma flexível
A Tesla firmou um contrato de US $ 16,5 bilhões com a Samsung para fabricar seu próximo chip AI6, que será usado em uma ampla gama de aplicações orientadas a IA.
O acordo, que foi divulgado em um registro regulatório sul -coreano e depois confirmado por Elon Musk, acontecerá a partir de agora até o final de 2033.
Como CNBC Relatórios, a Samsung se recusou inicialmente a nomear a contraparte, citando uma solicitação de confidencialidade, mas Musk mais tarde lançou Tesla como cliente, afirmando que a próxima fábrica de fabricação do Texas da Samsung focaria na construção de hardware AI6 da Tesla.
Robôs, veículos e data centers
Musk disse que Tesla estaria envolvida em simplificar o processo de fabricação e que pessoalmente planejava supervisionar o progresso na fábrica.
O chip AI6 foi projetado para alimentar uma variedade de sistemas, incluindo robôs humanóides, veículos autônomos e data centers de IA.
Ele segue o chip AI4, atualmente em uso, e ai5, que concluiu recentemente o design e está planejado para produção pelo TSMC usando um processo de 3 nm.
Na recente chamada de ganhos do segundo trimestre de 2025 da Tesla, a empresa observou, sem dar um motivo, que o Hardware AI5 seria adiado por um ano inteirocom a produção agora esperada no final de 2026.
Inscreva -se no boletim do TechRadar Pro para obter todas as principais notícias, opinião, recursos e orientações que sua empresa precisa para ter sucesso!
A Tesla descreveu o chip AI6 como uma plataforma flexível que poderia diminuir para aplicações robóticas e aumentar as cargas de trabalho de inferência em larga escala.
A empresa também alegou que poderia melhorar o desempenho da inferência no hardware atual em quase 10x. COMO CNBC Observado, isso ocorre em meio a especulações de que a Tesla pode estar atingindo os limites de sua arquitetura AI4 atual.
O ex-arquiteto do Tesla Chip, Jim Keller, também conhecido por seu trabalho em fichas na Apple, AMD e Intel, afirmou anteriormente que a Tesla provavelmente precisaria de um salto de 5 a 10x sobre o AI4 para obter recursos completos de dirigir.
O envolvimento da Samsung na AI6 marca uma vitória estratégica para o seu negócio de fundição, que atualmente está por trás do TSMC em participação de mercado.
A empresa está investindo fortemente na produção de 2nm para garantir futuras ordens de chip de IA.
Fique conectado