- A Rússia está mudando seu alvo para o Reino Unido
- O Reino Unido está sustentando ataques cibernéticos consistentes
- Os ataques cibernéticos visam criar caos e interromper os serviços
O foco de Putin tirou os EUA para evitar antagonizar o governo Trump, relata os tempos. No início deste ano, foi relatado que um grande grupo de hackers russos mudou seu foco de nós para alvos do Reino Unido, então parece que o Kremlin está seguindo o exemplo.
As fontes do governo britânico descreveram um ‘aumento’ em ataques híbridos desde o início de 2025, incluindo ataques cibernéticos que desejam sabotar a infraestrutura crítica, como o mapeamento observado anteriormente de cabos de fibra óptica submarina.
A atitude mais favorável de Trump em relação à Rússia em comparação com as administrações anteriores levou a Rússia a girar mais severamente contra a Grã-Bretanha, com os chefes de espionagem do Reino Unido alertando que as principais facetas da infraestrutura nacional estão sustentando ataques contínuos de atores de ameaças patrocinados pelo Estado russo.
Ataques sustentados
Os atores de ameaças russos ofensivos visam criar ‘caos sustentados nas ruas britânicas e europeias’ diz Sir Ken McCallum, diretor-geral do MI5. Os atores russos interromperam e danificaram com sucesso os serviços na Ucrânia e flexionaram as capacidades por meio de ataques em energia, agricultura, varejo e muito mais – lidando com golpes desmoralizantes para os militares e pessoas ucranianos.
Um alto funcionário do governo disse ao The Times; “Tem sido realmente evidente na recente propaganda da Rússia que somos o alvo no 1”, disse o funcionário. “Se ao menos o estado britânico fosse tão poderoso quanto reivindica.”
Esses ataques podem causar danos incalculáveis, caso uma terra de sucesso mais poderosa em um alvo do Reino Unido. Por exemplo, se uma organização de saúde ou provedor de energia fosse levado offline, isso poderia ter consequências imediatas e com risco de vida.
Outro membro do Whitehall disse à publicação: “Mas quando dizemos indiretos, não é tão indireto quanto parece. A Rússia, por exemplo, criará software, o transmitirá a um grupo de hackers de 18 anos de idade seriamente talentosos e dizem” encher suas botas “”.
Inscreva -se no boletim do TechRadar Pro para obter todas as principais notícias, opinião, recursos e orientações que sua empresa precisa para ter sucesso!
Fique conectado