- As empresas de reparo de chips de IA na China estão prosperando devido ao forte aumento de demanda
- GPUs contrabandeados combustível um mercado de reparo subterrâneo em expansão em meio a restrições de exportação dos EUA
- As lojas chinesas simulam data centers e corrigem centenas de chips mensalmente em escala
Surgiu um negócio tranquilo, mas em crescimento, na China, que se concentra em reparar os chips avançados de IA da NVIDIA, apesar dos rigorosos controles de exportação dos EUA.
Relatórios de Reuters Encontrado em torno de uma dúzia de pequenas empresas, baseadas principalmente em Shenzhen, alegando que eles atendem um grande número de GPUs H100 e A100 da NVIDIA, embora esses chips tenham sido oficialmente proibidos da venda à China em 2022.
Uma empresa disse à agência de notícias que repara até 500 chips da NVIDIA AI todos os meses – e com aproximadamente 12 empresas semelhantes operando o ano todo, isso pode chegar a dezenas de milhares de chips anualmente.
Demanda significativa
Muitas dessas unidades são desgastadas do uso pesado, especialmente porque algumas correm o tempo todo há anos em cargas de trabalho de treinamento de IA.
“Existe uma demanda de reparo realmente significativa,” Reuters Foi dito pelo co-proprietário de uma empresa Shenzhen que se mudou para o hardware da IA no final de 2024.
Essa demanda levou à criação de uma segunda empresa puramente para lidar com o reparo da IA Chip.
Sua instalação inclui uma sala de servidores que pode simular as condições do data center com até 256 servidores.
Inscreva -se no boletim do TechRadar Pro para obter todas as principais notícias, opinião, recursos e orientações que sua empresa precisa para ter sucesso!
Outra loja que mudou de aluguel de GPU para reparos contados Reuters Ele corrige cerca de 200 chips por mês, normalmente cobrando cerca de 10% do preço de compra original.
Os reparos podem incluir substituição do ventilador, correções da placa de circuito, diagnóstico de memória e teste de software.
A NVIDIA não pode apoiar legalmente ou substituir as GPUs restritas na China. Um porta-voz da NVIDIA disse que apenas a empresa e os parceiros aprovados estão autorizados a oferecer o serviço e o suporte necessários, acrescentando que os chips restritos sem infraestrutura não são viáveis a longo prazo.
A taxa de falhas potencialmente alta levanta preocupações sobre o que acontecerá com dezenas de milhares de A100 do envelhecimento e GPUs anteriores assim que falharem.
A existência de tal setor de reparo se deve ao contrabando generalizado de chips proibidos para a China, algo que relatamos anteriormente.
Enquanto a Nvidia começou recentemente a oferecer a GPU H20 na China para cumprir as restrições de exportação, muitos clientes ainda preferem o H100 proibido para a Treination LLMS.
Fique conectado