- Pistas no Windows 11 pré -visualizações sugerem que a IA está chegando à barra de tarefas
- Isso pode ser na forma de um companheiro ‘agentic ai’
- Exatamente qual seria seu objetivo está longe de ser claro neste momento
A Microsoft pode estar planejando adicionar um elemento de IA à barra de tarefas no Windows 11, com base em pistas nas compilações de visualização e teorização do boato.
27914 Alterações LXP. Como sempre, algumas dessas menções já existem no BEA/Dev “Taskbar Companion” são mencionadas no SettingSconfirmação para várias tarefas de disco/partição agora são mencionadas nos formatos de SettingSnumber e moeda mencionados na Região1/231 de julho de 2025
O Windows mais recente sinalizado Aquele conhecido vazador Xeno postou em X que eles encontraram um recurso ‘Companheiro da Barra de Tarefa’, que é mencionado nas configurações (assim como em alguns outros bits, incluindo recursos relacionados a jogos).
Não há menção explícita à IA aqui, mas as últimas notas do Windows que ele já ouviu a Microsoft estava pensando em adicionar ações de IA à barra de tarefas e que esse poderia ser o (s) companheiro (s) mencionado (s).
O site diz que outro vazador regular de acontecimentos relacionados ao Windows em X, PhantomoFearth, apontou que as referências aos companheiros estavam em uma compilação de visualização do Windows Server no mês passado – e que as visualizações do Windows 11 testemunharam uma menção de ‘companheiros agênticos’ para a barra de tarefas.
O Windows mais recente também chama nossa atenção para uma string em uma recente compilação de visualização do Windows 11, relacionada ao controle de ‘visibilidade de companheiros Agentic na barra de tarefas’.
Considere tudo isso em conjunto e a teoria óbvia – lembrando que é apenas especulação que precisa ser fortemente temperada neste momento – é que a funcionalidade da companheira da barra de tarefas está ligada à IA agêntica de alguma forma.
Esse termo refere -se a um agente de IA, ou ajudante, que seria acionado através da barra de tarefas.
Inscreva -se em notícias, críticas, opinião, principais acordos de tecnologia e muito mais.
Análise: agente duplo
Se você deseja ter uma idéia do que pode estar reservado para a barra de tarefas, não procure mais, não procure o aplicativo Configurações no Windows 11, que acaba de obter um agente de IA (apenas para copilot+ pcs). Isso facilita uma pesquisa inteligente para encontrar as opções com as quais você precisa mexer nas configurações, para que você possa lançar uma consulta como ‘Como altero a velocidade em que o ponteiro do meu mouse se move?’ E a IA encontrará essa opção para você – e talvez até ofereça uma configuração recomendada em alguns cenários.
Isso é útil, sem dúvida, mas a questão é: como a funcionalidade da IA pode funcionar na barra de tarefas? Nesse ponto, seu palpite é tão bom quanto o meu, mas se você quiser o último, ele pode ser vinculado ao gerenciamento de notificações ou ao calendário (fora da bandeja do sistema).
Como alternativa, como as dicas mais recentes do Windows, isso pode alimentar alguma forma de recomendações, como aplicativos que você pode querer instalar ou sites que você pode querer visitar, que podem ser canalizados para você através da barra de tarefas (a Microsoft já tem esse tipo de funcionalidade no menu Iniciar, é claro). Espero sinceramente que não seja o caso, mas esse é um conceito que a Microsoft brincou um pouco para a barra de tarefas no passado.
O mais preocupante para mim é que estou lutando para pensar em algo que poderia ser genuinamente útil nesse cenário de barra de tarefas com infusão de IA teorizada (enquanto o agente nas configurações tem algum valor claro em termos de estimativa da funcionalidade de pesquisa). A preocupação, então, é que este seria um caso de mais IA apenas por causa disso.
De qualquer forma, ainda estamos nos estágios iniciais de progresso aqui, com apenas as pistas mais vagas no fundo do Windows 11 de que algo pode estar acontecendo com os agentes da IA na barra de tarefas. Portanto, está longe de ser claro que a Microsoft tem esses planos – mas, novamente, a adição de mais IA no Windows 11 dificilmente seria uma surpresa (talvez apenas para copilot+ PCs, como é o caso do agente de configurações).
Fique conectado