- Uma grande interrupção de TI afetou a Alaska Airlines
- Sua frota cheia foi aterrada e 11 vôos estavam no céu na época
- Não é o primeiro fundamento da frota relacionado à TI da empresa
Os vôos da Alaska Airlines estão de volta e correndo após uma misteriosa falta de voos aterrados de TI por várias horas.
A interrupção resultou em todos os vôos da empresa sendo fundamentada e afetando os voos aéreos da Horizon – uma subsidiária da Companhia do Alasca.
Além das interrupções do vôo, os atrasos residuais são esperados, pois a companhia aérea reposiciona as aeronaves e as equipes para retomar a capacidade normal.
Airlines do Alaska It Office
“Levará algum tempo para recuperar nossas operações gerais ao normal”, explicou a empresa em um X POST.
Acredita -se que cerca de 11 vôos estavam no ar durante a interrupção, que foi resolvida várias horas após a detecção de primeira vez.
Nenhuma explicação oficial da causa raiz foi fornecida, mas alguns sinais apontam para o grupo de ransomware de aranha disperso, que recentemente alvejou outras vítimas no setor de aviação, incluindo Qantas, Air Sérbia e WestJet.
A Hawaiian Airlines, que também está sob a propriedade do Alasca desde o final de 2024, também sofreu um incidente cibernético no início deste ano.
Inscreva -se no boletim do TechRadar Pro para obter todas as principais notícias, opinião, recursos e orientações que sua empresa precisa para ter sucesso!
Em junho de 2025, as companhias aéreas havaianas compartilharam em um X POST: “A Hawaiian Airlines está abordando um evento de segurança cibernética que afetou alguns de nossos sistemas de TI”.
Para a Alaska Airlines especificamente, isso marca a segunda frota relacionada à TI em pousada em pouco mais de um ano. Em abril de 2024, um problema com o sistema que calcula o peso e o equilíbrio da aeronave também causou um aterramento completo.
Curiosamente, a Microsoft também declarou que estava enfrentando “ataques ativos” no software de servidor em 20 de julho (via Reuters), mas poucos detalhes foram compartilhados sobre esse incidente também. Não está claro se os dois incidentes estão relacionados.
TechRadar Pro Pediu à Alaska Airlines mais informações sobre o incidente de ontem, mas não recebemos uma resposta imediata.
Fique conectado