Notícias em alta
Categorias
Fique conectado
Notícias em alta
Ao utilizar nosso site, você concorda com o uso de nossos cookies.

Notícias

Chevron avança para concluir aquisição da Hess após vencer arbitragem contra Exxon
Economia

Chevron avança para concluir aquisição da Hess após vencer arbitragem contra Exxon 

Um painel de arbitragem abriu caminho para que a Chevron conclua sua compra da Hess, avaliada em US$ 53 bilhões, rejeitando alegação da Exxon Mobil de que tinha o direito contratual de fazer uma oferta pelos ativos mais valiosos da Hess na Guiana.

A decisão, proferida pela Câmara de Comércio Internacional em Paris nesta sexta-feira, 18, resolve uma disputa tensa e de longa data entre os dois maiores descendentes do monopólio Standard Oil de John D. Rockefeller sobre um dos projetos de petróleo mais cobiçados do mundo. A Chevron planeja agir rapidamente para fechar o negócio, que foi originalmente firmado em outubro de 2023.

A Exxon atrapalhou os planos da Chevron no ano passado ao alegar ter o direito de impedir a oferta de sua rival pela participação de 30% da Hess no prolífico bloco offshore Stabroek, na Guiana. A Chevron argumentou que um direito de preferência sobre o projeto na Guiana não se aplicaria à aquisição corporativa da Hess.

A iniciativa da Exxon para bloquear o acordo surpreendeu a indústria do petróleo, que não via gigantes empresas petrolíferas batalharem com tanta determinação desde que uma disputa judicial com a Pennzoil forçou a Texaco à falência na década de 1980.

A Exxon afirmou, em comunicado, que discorda da interpretação do painel, mas respeita o processo de arbitragem e resolução de disputas. Fonte: Dow Jones Newswires*.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

Os campos obrigatórios estão marcados *