Notícias em alta
Categorias
Fique conectado
Notícias em alta
Ao utilizar nosso site, você concorda com o uso de nossos cookies.

Notícias

Coreia do Norte critica Japão por rotular Pyongyang como ‘ameaça urgente’
Últimas Notícias

Coreia do Norte critica Japão por rotular Pyongyang como ‘ameaça urgente’ 

Nesta sexta-feira (18), a Coreia do Norte criticou duramente o Japão por descrevê-la como uma “ameaça urgente”, em relatório de defesa deste ano, e acusou Tóquio de tentar encobrir seus próprios movimentos para se tornar um “gigante militar”.

A Agência Central de Notícias da Coreia (KCNA) cita que o informativo classifica a Coreia do Norte, juntamente com a Rússia e a China, como uma “ameaça grave e urgente” ao Japão, expressando “sérias preocupações” sobre a possibilidade de a Coreia do Norte receber tecnologias nucleares e de mísseis da Rússia em troca de cooperação militar.

A agência estatal norte-coreana acusou o Japão de estar obcecado com suas ambições de reinvasão e preocupado em garantir capacidades de ataque preventivo, citando seu desenvolvimento de mísseis de longo alcance produzidos internamente e a compra de armas semelhantes do exterior nos últimos anos.

A Coreia do Norte afirma que as iniciativas do Japão estão voltadas para se tornar um gigante militar e a situação ameaça seriamente a paz e a segurança regionais. 

A KCNA também publicou em nota uma crítica contra o projeto conjunto do Japão com o Reino Unido e a Itália para desenvolver caças de última geração, chamando-o de uma tentativa de restaurar a “aliança de guerra” do Japão.

“O plano de modernização militar do Japão está enraizado em uma tentativa de reviver seu passado imperialista restaurando sua ‘aliança de guerra'”, disse a KCNA, alegando que o projeto conjunto de caça abre caminho para o lançamento de uma guerra de agressão.

Lula também condenou a inação do Conselho de Segurança da ONU. “O que estão fazendo? Quem estão ouvindo? Com quem estão conversando?”, questionou

Folhapress | 08:45 – 18/07/2025

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

Os campos obrigatórios estão marcados *