Nos últimos anos, os fãs de tecnologia e comentaristas do setor zombariam da Apple quando chegasse a hora do lançamento dos Iphones do modelo intersticial, observando a falta de mudança substancial entre, digamos, o iPhone X e o iPhone XS em comparação com a fenda mais ampla entre o iPhone X e o iPhone 11.
Avanço rápido de alguns anos, e a Apple abandonou o sufixo S completamente, em vez de marcar o iPhone de cada ano como um lançamento numerado completo. O iPhone 15 é seguido pelo iPhone 16 e assim por diante.
No entanto, as atualizações entre cada modelo nem sempre parecem um passo completo para a frente. Temos alguns saltos enormes – o iPhone 15 Pro para o iPhone 16 Pro, por exemplo – e alguns minúsculos, como o iPhone 13 para o iPhone 14.
Com o lançamento do Apple Intelligence do ano passado, parece que a Apple descobriu uma maneira de contornar as realidades irritantes da pesquisa e desenvolvimento: basta lançar a coisa e terminar mais tarde. O que poderia dar errado?
Como se vê, bastante. A Apple Intelligence ganhou um lugar em nossa lista dos maiores flops tecnológicos de 2024, e ainda penso nisso como um produto mal definido, nebuloso e incompleto, mesmo que agora compreenda um conjunto bastante robusto de ferramentas de IA. Aparentemente, tudo isso não impediu a tendência de pegar, como um dos maiores concorrentes da Apple demonstrou este ano.
É claro que estou falando da sitiada da Samsung, uma atualização da UI 7, que veio para os usuários de galáxias em abril, após meses de atrasos. Isso seria uma sentença bastante normal, se não fosse pelo fato de que os usuários do Galaxy S25, Galaxy S25 Plus e Galaxy S25 Ultra estavam executando um UI 7 em seus telefones desde que foram lançados em janeiro, e o fato adicional de que o Android 15, em que Ui 7 se baseia, já foi lançado desde então Outubro.
Assim, aqueles que gastaram para garantir um telefone Samsung de primeira linha no início deste ano foram deixados executando software de pré-lançamento, enquanto os clientes que compraram um telefone Galaxy de ponta até um ano atrás ficaram com betas e versões de teste do mais recente invólucro do Android da Samsung.
Recentemente, recapei o drama One Ui 7 e fiquei esperançoso com a rápida revelação de um UI 8, ao lado do próximo Galaxy Z Fold 7 e Galaxy Z Flip 7 Dobing Phones, então vou aliviar a Samsung por enquanto. Mas ainda há uma chance de que os lançamentos da Apple Intelligence e um UI 7 estabeleçam um precedente para futuras atualizações e o uso de produtos ‘acabados’ como base de teste, em vez de lançamentos completos.
Então, e agora? Bem, o maior lançamento confirmado no calendário de software móvel é sem dúvida o iOS 26, que promete trazer um novo design, revisar aplicativos padrão e melhorar a eficiência de energia para a plataforma móvel da Apple.
Parece bom até agora. A palestra WWDC 2025 da Apple não provocou nenhuma grande controvérsia e apresentava o suficiente do iOS 26 para que normalmente me sentiria bastante confiante sobre o estado de lançamento da próxima grande atualização de software da Apple.
E, como mencionado, uma interface do usuário 8 está a caminho dos próximos telefones dobráveis da Samsung, portanto, fique de olho na revisão Samsung Galaxy Z Fold 7 e Samsung Galaxy Z Flip 7 para uma análise detalhada do novo software da Samsung (embora o problema com uma UI 7 tenha sido menos sobre sua função e mais sobre como foi lançado).
No entanto, a série de lançamentos de software mal -humorado nos últimos 12 meses me deixou cauteloso. Embora eu obviamente não possa culpar a Apple pelo lançamento de uma interface do usuário 7, nem a Samsung pelo lançamento da Apple Intelligence, é chocante que duas das maiores empresas de tecnologia do mundo conseguiram atrapalhar dois principal Lança no mesmo período.
Como residente da mesa de computação móvel TechRadar, sei que a Apple e a Samsung têm o potencial de divulgar software totalmente formado, inovador e genuinamente útil. Espero que ambos possam voltar a isso daqui para frente.
O que você acha? Este é o começo de uma tendência ou apenas dois manchas coincidentes de dois grandes rebatedores de tecnologia? Informe -nos nos comentários abaixo.
Fique conectado