- A fita holográfica à base de fita da startup promete 200tb por cartucho LTO
- A tecnologia usa filme de polímero e laser de US $ 5 para escrever voxels ópticos
- Integra -se aos sistemas LTO sem alterações de software ou hardware a montante
Startup do Reino Unido Holomem está desenvolvendo um sistema de armazenamento holográfico destinado a substituir ou complementar a fita LTO.
A empresa, fundada pelo ex -engenheiro de Dyson Charlie Gale, usa cartuchos de fita de polímero escritos com diodos a laser de US $ 5. Cada cartucho de 100 metros pode armazenar até 200tb em um formato de Write-Once, muitas.
Os cartuchos correspondem às dimensões LTO e trabalham nas bibliotecas de fitas existentes sem alterações no software a montante. As unidades funcionam como prateleiras, permitindo que as bibliotecas operem em uma configuração híbrida LTO e Holomem.
HO1O
A idéia começou em Dyson, onde Gale ajudou a criar um sistema de etiquetas holográficas chamado HO1O. Ele incorporou vários códigos QR em um único holograma, legíveis a partir de diferentes ângulos ou fontes de luz.
“O que fizemos originalmente no HO1O para protótipos foi usar um material polimérico sensível à luz que você acabou de expor à luz do laser … ele bloqueia a mudança de polímero e mantém essa imagem”, disse Gale ao Gale Blocos e arquivos.
Esse conceito evoluiu para armazenamento de dados de várias camadas usando materiais semelhantes.
Ao contrário de outras abordagens ópticas que usam vidro ou cerâmica, Holomem escreve dados como voxels holográficos no filme de polímero. O filme usa uma folha de polímeros grossos de 16 mícrons laminados entre as camadas PET, formando uma fita de 120 mícrons.
Inscreva -se no boletim do TechRadar Pro para obter todas as principais notícias, opinião, recursos e orientações que sua empresa precisa para ter sucesso!
O protótipo Holodrive grava e lê hologramas usando uma lente impressa em 3D e um dispositivo de micromirror digital.
“Estamos escrevendo páginas de dados de milhares de bits”, disse Gale. A taxa de transferência não foi divulgada, embora tenha operação de velocidades LTO-9. A unidade usa placas de circuito de £ 30 e mecânica LTO modificada.
Holomem recebeu £ 900.000 em subsídios de inovação do Reino Unido e está em parceria com a Techre e o QSTAR para testes de campo e testes de integração. Ele mantém patentes para o mecanismo óptico, design de mídia e método de armazenamento volumétrico.
Blocos e arquivos Relatórios: “Entendemos que a Techre implantará o Prototype Holodrives dentro das bibliotecas LTO em seus data centers do Reino Unido para testar o desempenho, a confiabilidade e a robustez do produto. Holomem escreveu firmware de dispositivo para que, entendemos, ele se apresenta como uma espécie de LTO Drive.”
Os aumentos futuros da capacidade podem ocorrer através da gravação multicanal, usando vários comprimentos de onda de luz para caminhar dados. Cada canal adicionado pode multiplicar o armazenamento sem alteração de hardware.
Fique conectado