Notícias em alta
Ao utilizar nosso site, você concorda com o uso de nossos cookies.

Notícias

Trump diz manter discussões com UE sobre comércio, um dia após anunciar tarifa
Últimas Notícias

Trump diz manter discussões com UE sobre comércio, um dia após anunciar tarifa 

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste domingo, 13, que mantém discussões com a União Europeia (UE) para um possível acordo comercial, um dia após ameaçar o bloco com uma tarifa de 30% a partir de 1º agosto. Em entrevista a repórteres na Base Aérea Andrews, em Maryland, o republicano também disse que os americanos estão negociando com o Japão e a Coreia do Sul. Segundo ele, os sul-coreanos querem fechar um acordo em breve. “Nosso país está fazendo muito dinheiro com as tarifas”, disse o republicano.

UE ameaça retaliar tarifas de Trump e líderes se unem a Von der Leyen

 

Após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciar tarifas de 30% sobre todos os produtos importados da União Europeia e do México a partir de 1º de agosto, líderes europeus se uniram em apoio à presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e sinalizaram possíveis medidas de retaliação.

 
Em carta divulgada na rede Truth Social, Trump afirmou que a nova taxa será aplicada “independentemente de todas as tarifas setoriais”. O republicano também condicionou uma eventual reversão da medida ao fato de empresas europeias passarem a fabricar nos EUA. Caso a UE opte por retaliar, Trump avisou que qualquer tarifa adicional será somada aos 30% já impostos.

Von der Leyen respondeu que a Comissão Europeia está aberta ao diálogo até o prazo de 1º de agosto, mas deixou claro que, se necessário, adotará “todas as medidas cabíveis para proteger os interesses da UE”, incluindo contramedidas proporcionais.

O presidente do Conselho Europeu, António Costa, reforçou que o bloco deve permanecer “firme, unido e preparado” para proteger seus interesses e seguir construindo parcerias comerciais globais. O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, classificou a decisão como um “desvio significativo” nas relações comerciais, embora tenha elogiado a resposta “serena” de Bruxelas.

O ministro português dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, afirmou que nenhuma opção está descartada. “Se houver escalada, poderá haver reciprocidade tarifária”, disse.

Outros líderes europeus também reagiram. O governo italiano expressou apoio total à Comissão e afirmou confiar na boa vontade das partes para alcançar um acordo justo que fortaleça o Ocidente. O primeiro-ministro holandês, Dick Schoof, declarou que “a Comissão pode contar com nosso total apoio” e pediu unidade dentro da UE.

Já o presidente francês, Emmanuel Macron, disse apoiar “plenamente” a intensificação das negociações, mas cobrou da Comissão “respostas confiáveis” às medidas americanas. A ministra alemã da Economia, Katherina Reiche, defendeu uma solução pragmática e rápida.

Em linha com o governo alemão, a Federação da Indústria da Alemanha (BDI) classificou o anúncio de Trump como um “sinal de alarme” para os setores industriais dos dois lados do Atlântico, alertando para os riscos à recuperação econômica e à cooperação internacional.

Na Espanha, o primeiro-ministro Pedro Sánchez se manifestou pelas redes sociais e considerou as tarifas “injustificadas”. “Apoiaremos a Comissão para alcançar um acordo com os EUA antes de 1º de agosto. Unidos, somos o maior bloco comercial do mundo. Usemos essa força para negociar com justiça”, escreveu.

Do lado americano, Trump reafirmou sua posição em entrevista à Fox News. “Esses países se aproveitaram de nós por 30 ou 40 anos. Agora estão chateados porque vamos cobrar para que tenham o privilégio de fazer negócios aqui”, afirmou o presidente. 

Após Donald Trump anunciar tarifas de 30% sobre produtos da União Europeia, líderes europeus prometeram manter a união do bloco e defender seus interesses. Ursula von der Leyen não descartou contramedidas proporcionais caso um acordo não seja firmado até 1º de agosto

Notícias ao Minuto | 07:10 – 13/07/2025

 

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

Os campos obrigatórios estão marcados *