Na madrugada deste domingo (13), a SpaceX realizou o lançamento de uma carga, que se acredita ser um satélite, à órbita de transferência geoestacionária (GTO, na sigla em inglês). Às 2h04 (horário de Brasília), um foguete Falcon 9 foi lançado no Cabo Canaveral.
A missão é chamada de Commercial GTO-1 e sua carga útil não foi identificada pela SpaceX, mas imagina-se que o que está a bordo do foguete é um satélite de comunicações israelense Dror-1, explica o Space.com.
“O Dror-1 é um satélite de comunicação geoestacionária construído e desenvolvido pelas Indústrias Aeroespaciais de Israel (IAI)“, segundo a NextSaceflight.com. “Deve atender às necessidades de comunicação via satélite de Israel pelos próximos 15 anos“, prossegue, no comunicado.

Satélite misterioso da SpaceX na órbita de transferência geoestacionária
- O Drod-1 é composto, principalmente, por tecnologias israelenses locais criadas e desenvolvidas na IAI;
- Isso inclui carga útil de comunicação digital avançada e capacidade de “smartphone no Espaço”, visando agilidade de comunicação enquanto o satélite estiver em órbita;
- A órbita geoestacionária está a 35,68 mil quilômetros acima da Terra. Nessa altitude, a velocidade orbital equivale à velocidade de rotação terrestre.

Deu tudo certo?
O primeiro estágio do Falcon 9, chamado B1083, voltou, como planejado, à Terra, neste domingo (13). Foram cerca de 8,5 minutos entre decolagem na nave drone da SpaceX “Just Read the Instructions” (que estava estacionada no Oceano Atlântico) e a aterrissagem.
MPF e SpaceX de Elon Musk bloqueiam internet Starlink de garimpeiros ilegais
O Ministério Público Federal (MPF) divulgou ontem (27) uma nota sobre um novo acordo com a empresa SpaceX de Elon Musk: impedir que garimpeiros ilegais na Amazônia tenham acesso à internet via satélite da Starlink.
Após essa resolução comum, a empresa exigirá documentos de novos assinantes (como comprovante de residência e de identificação) a partir de janeiro de 2026. Isso permitirá maior controle sobre quem assinou a internet e utiliza o serviço na Amazônia Legal.
Para quem tem pressa:
- O Ministério Público Federal (MPF) e a SpaceX decidiram bloquear o sinal de internet da Starlink de assinantes que realizam garimpo ilegal na Amazônia;
- O acordo passa a valer a partir de janeiro 2026 e os novos usuários serão obrigados a fornecer documentos de identidade e comprovante de residência para assinar o serviço;
- Caso a SpaceX detecte atividades criminosas, cometidas pelos assinantes, irá fornecer os dados cadastrais e de geolocalização às autoridades brasileiras.
A empresa garante bloquear o sinal de internet utilizado em atividades criminosas, o que inclui o garimpo. Ademais, também reportará às autoridades brasileiras os dados de geolocalização das atividades ilegais e dados cadastrais desses usuários. Você pode conferir o acordo na íntegra clicando aqui.
SpaceX é uma companhia de tecnologia aeroespacial, desenvolvida pelo empresário Elon Musk. A empresa possui uma grande constelação de satélites, chamada Starlink, a qual é responsável por fornecer uma conexão de internet para dispositivos em quase qualquer lugar do mundo,como dentro da mata fechada da Amazônia.
Leia a matéria completa aqui
Postagens relacionadas
Deixe um comentário Cancelar resposta
Dicas TechBlog
Moto E22: O Celular Barato da Motorola com Som Estéreo e Tela de 90 Hz!
Uma startup de semeaddade não causou inundações
Richst Man da Índia quer virar todos os initários da TV do PC
As ferramentas de codificação da AI AI podem não acelerar todos os desenvolvedores, estudar shars
Plataforma de desenvolvimento da AI Leardship Praxis Labs vende para a tocha
Goleiro campeão brasileiro pelo Athletico-PR, Flávio morre aos 54 anos
Avião explode após decolar no aeroporto de Londres e assusta famílias
Menopausa e risco cardíaco: 80% das mulheres vive em alerta
Trump diz manter discussões com UE sobre comércio, um dia após anunciar tarifa
Categorias
- Air Fryer (2)
- Avaliações (14)
- Celulares (16)
- Celulares Realme (3)
- Celulares Samsung (7)
- Celulares Xiaomi (6)
- Cozinhar (1)
- Dicas e Tutoriais (3)
- Economia (72)
- Eletrodomésticos (1)
- Galaxy A (1)
- Galaxy M (1)
- Galaxy S (1)
- Galaxy Z (2)
- iPhone (1)
- Moto E (1)
- Moto G (1)
- Motorola (6)
- Motorola Edge (1)
- Motorola Razr (1)
- Mundo (83)
- Notícias (237)
- POCO (1)
- Pós & Contras (13)
- Realme 14 (1)
- Redmi (3)
- Redmi Note (2)
- Tecnologia (292)
- Últimas Notícias (305)
- Xiaomi Mi (1)
Fique conectado