(UOL/FOLHAPRESS) – Yago Dora está vivendo o melhor momento da carreira -e agora tem a lycra amarela para provar. O catarinense assumiu neste domingo (13) a liderança do ranking mundial de surfe pela primeira vez na carreira, a apenas uma etapa do fim da temporada regular.
O feito veio após a classificação de Yago às quartas de final do Open J-Bay e a eliminação de Jordy Smith, então líder e dono da casa.
Com isso, Yago pode garantir uma vantagem importante: se chegar ao WSL Finals, em Fiji, como número 1 do mundo, terá o privilégio de disputar apenas um confronto -a final- contra o vencedor do mata-mata entre os outros quatro classificados, em uma melhor de três. É o prêmio máximo da consistência durante o ano
Na água, Yago teve pela frente um duelo 100% brasileiro contra João Chianca, logo na primeira bateria das oitavas. Começou atrás, viu Chumbinho encaixar boas manobras e assumir a dianteira, mas mostrou maturidade e sangue-frio para virar a disputa no momento certo.
Faltando menos de dez minutos para o fim, Yago voou alto: encaixou um aéreo de rotação completa com aterrissagem limpa e arrancou um 9,00 dos juízes. No fim, ainda trocou sua segunda nota para confirmar a vitória por 14,57 a 13,67.
A liderança do ranking veio pouco depois, com a surpreendente derrota de Jordy Smith para o francês Marco Mignot na quinta bateria. Agora, Yago encara Leonardo Fioravanti nas quartas.
Filipe também avança
Quem também segue firme na briga é Filipe Toledo. O tricampeão em J-Bay foi cirúrgico na escolha das ondas e soube usar toda sua versatilidade para vencer Barron Mamiya por 14,97 a 10,60, com notas 7,40 e 7,57.
Italo se despede
Em uma bateria marcada por ondas irregulares e difíceis de ler, Italo Ferreira não conseguiu encontrar as melhores oportunidades para soltar seu surfe. Ainda assim, lutou até o fim. Nos segundos finais, precisava de 7,51 para virar o confronto e acertou um aéreo potente, mas recebeu 7,00 -insuficiente para a classificação.
Quem avançou foi Connor O’Leary, que fez bom uso da única onda realmente com potencial da bateria. O japonês arrancou um 8,50 logo no início e administrou a liderança com um 4,33 como segunda nota.
Quem também garantiu vaga nas oitavas foi Filipe Toledo. O tricampeão da etapa sul-africana (2017, 2018 e 2023) venceu sua bateria de estreia, apesar da forte pressão dos adversários nos minutos finais
Folhapress | 12:55 – 12/07/2025
Postagens relacionadas
Deixe um comentário Cancelar resposta
Dicas TechBlog
Moto E22: O Celular Barato da Motorola com Som Estéreo e Tela de 90 Hz!
Uma startup de semeaddade não causou inundações
Richst Man da Índia quer virar todos os initários da TV do PC
As ferramentas de codificação da AI AI podem não acelerar todos os desenvolvedores, estudar shars
Plataforma de desenvolvimento da AI Leardship Praxis Labs vende para a tocha
Menopausa e risco cardíaco: 80% das mulheres vive em alerta
Trump diz manter discussões com UE sobre comércio, um dia após anunciar tarifa
Técnico do PSG agride João Pedro após final do Mundial de Clubes; veja
Mãe de Marília chora, nega alienação e diz que “morreu de novo” sem Léo
Categorias
- Air Fryer (2)
- Avaliações (14)
- Celulares (16)
- Celulares Realme (3)
- Celulares Samsung (7)
- Celulares Xiaomi (6)
- Cozinhar (1)
- Dicas e Tutoriais (3)
- Economia (71)
- Eletrodomésticos (1)
- Galaxy A (1)
- Galaxy M (1)
- Galaxy S (1)
- Galaxy Z (2)
- iPhone (1)
- Moto E (1)
- Moto G (1)
- Motorola (6)
- Motorola Edge (1)
- Motorola Razr (1)
- Mundo (83)
- Notícias (237)
- POCO (1)
- Pós & Contras (13)
- Realme 14 (1)
- Redmi (3)
- Redmi Note (2)
- Tecnologia (292)
- Últimas Notícias (303)
- Xiaomi Mi (1)
Fique conectado