Notícias em alta
Categorias
Fique conectado
Notícias em alta
Ao utilizar nosso site, você concorda com o uso de nossos cookies.

Notícias

Milei chama vice de ‘traidora’ após aprovação de aumento da aposentadoria
Últimas Notícias

Milei chama vice de ‘traidora’ após aprovação de aumento da aposentadoria 

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O presidente da Argentina, Javier Milei, chamou a vice-presidente do país, Victoria Villarruel, de “traidora” nesta quinta-feira (10). A declaração se deu após a aprovação pelo Senado de um pacote que aumenta a aposentadoria em 7,2%.

Milei comentava medidas de seu governo quando fez a crítica. O presidente argentino destacou a aprovação de reformas estruturais, mesmo tendo minoria no Congresso e “uma traidora” como vice.

“Fizemos 2.500 reformas estruturais. Não só tivemos um programa de estabilização mais bem-sucedido que a convertibilidade, como também fizemos 25 vezes mais reformas com apenas 15% da Câmara dos Deputados, sete senadores e uma traidora [Victoria Villarruel]”, disse Javier Milei

Na Argentina, o vice-presidente da República acumula o cargo de presidente do Senado. Villarruel, inclusive, esteve presente nos debates sobre o reajuste da aposentadoria.

PACOTE REAJUSTA APOSENTADORIA EM 7,2%

Senado aprovou aumento por unanimidade. Foram 52 votos a favor e quatro abstenções. Os senadores aliados ao governo deixaram o plenário antes do início da sessão.

Medida vai para sanção presidencial. Como já passou pela Câmara, o projeto agora seguirá para o gabinete de Milei.

Presidente disse que vai vetar. Na avaliação dele, o aumento da aposentadoria compromete o equilíbrio fiscal e vai de encontro com sua política de austeridade, colocada em prática desde o início do governo.

“Vamos vetar. E, se por acaso o veto cair, o que não acredito, vamos judicializar. Mesmo que a Justiça fosse surpreendentemente rápida, o dano seria mínimo. Uma simples mancha que reverteremos em dois meses.Presidente da Argentina” disse Javier Milei.

RUPTURA ENTRE MILEI E VILLARRUEL NÃO É NOVIDADE

Presidente já havia dito que vice não participava do governo. A declaração foi dada em novembro, em entrevista ao La Nación. Segundo Milei, Villarruel faz parte da “casta” – palavra usada por ele para se referir a seus rivais políticos.

“Existe diálogo entre o presidente e seu vice-presidente? O que é necessário institucionalmente para cumprirmos nossos papéis”, disse Javier Milei, ao La Nación.

Opiniões de Villarruel se aproximam mais da oposição, avaliou o presidente. “Ela, em sua visão, em muitas das coisas que fazemos, está mais próxima do círculo vermelho [elite política da oposição e empresários], do que ela chama de alta política, e do que chamamos de casta”, disse Milei.

Presidente tentava repetir pacto com governadores e líderes locais feito no ano passado, mas cenário agora é mais hostil

 Folhapress | 09:00 – 10/07/2025

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

Os campos obrigatórios estão marcados *