O Tribunal Penal Internacional (TPI) emitiu mandados de prisão nesta terça-feira (8) contra o líder do Talibã, Mulá Hebatullah Akhundzada, e o presidente do Supremo Tribunal afegão, Abdul Hakim Haqqani, por crimes contra a humanidade envolvendo mulheres, meninas e outras pessoas com base no gênero.
“Embora o Talibã tenha imposto certas regras e proibições à população como um todo, eles têm como alvo específico meninas e mulheres com base no gênero, privando-as de direitos e liberdades fundamentais”, diz a declaração da Câmara Preliminar do TPI.
O TPI acusa os terroristas que controlam o Afeganistão de privar “meninas e mulheres de seus direitos à educação, privacidade e vida familiar, bem como à liberdade de movimento, expressão, pensamento, consciência e religião” através decretos e éditos.
“Além disso, outros indivíduos foram alvos porque certas expressões de sexualidade ou identidade de gênero são consideradas incompatíveis com a política de gênero do Talibã”, enfatiza a declaração, acrescentando que esses crimes foram cometidos desde que eles assumiram o poder em 15 de agosto de 2021, até pelo menos 20 de janeiro de 2025.
“Isso inclui aqueles que se descreveram como ‘aliados de meninas e mulheres’, que foram percebidos como oponentes políticos”, completa o documento.
A Câmara Preliminar do TPI também apontou que as políticas do Talibã cometeram “graves violações dos direitos e liberdades fundamentais da população civil”, incluindo “assassinato, prisão, tortura, estupro e desaparecimento forçado”.
Violações
Após a fuga do presidente Ashraf Ghani da capital, Cabul, o Talibã retornou ao poder em agosto de 2021 — em meio à retirada das tropas internacionais — e impôs uma série de restrições à vida pública com base nas leis da Sharia (lei islâmica), com foco principal em mulheres e meninas.
Confira algumas das restrições que o Talibã promove no Afeganistão:
- A voz de uma mulher por ser considerada awrah (palavra referente à partes do corpo que devem ser cobertas em público por motivos de modéstia e privacidade) e não deve ser ouvida em público.
- As mulheres também não devem ser ouvidas lendo em voz alta ou cantando, mesmo que seja dentro de suas casas.
- As roupas femininas não podem ser finas, curtas ou justas.
- As mulheres devem esconder seus corpos e rostos de homens com quem não são casadas ou não têm parentesco de sangue.
- Os homens também são proibidos de olhar para os corpos e rostos das mulheres, e o mesmo se aplica às adultas que olham para os corpos dos homens.
- Motoristas não podem colocar música no veículo, transportar mulheres sozinhas e misturar homens e mulheres que não sejam parentes. A lei também obriga passageiros e motoristas a fazerem orações nos devidos horários.
- Músicas são proibidas em locais públicos, nas televisões, rádios, em shows e restaurantes.
- Homens devem usar barba, que não pode ser muito curta.
- A amizade com não muçulmanos é proibida.
- Cinco orações por dia são obrigatórias.
- Mulheres são proibidas de praticarem qualquer esporte.
- Lutas, tais como artes marciais (MMA), são proibidas.
- Jogos de azar, como xadrez, são proibidos.
Postagens relacionadas
Turquia bane Grok, IA de Elon Musk
países reagem às novas tarifas de Trump
Deixe um comentário Cancelar resposta
Dicas TechBlog
Como usar Air Fryer da maneira correta.
Categorias
- Air Fryer (2)
- Avaliações (14)
- Celulares (16)
- Celulares Realme (3)
- Celulares Samsung (7)
- Celulares Xiaomi (6)
- Cozinhar (1)
- Dicas e Tutoriais (3)
- Economia (56)
- Eletrodomésticos (1)
- Galaxy A (1)
- Galaxy M (1)
- Galaxy S (1)
- Galaxy Z (2)
- iPhone (1)
- Moto E (1)
- Moto G (1)
- Motorola (6)
- Motorola Edge (1)
- Motorola Razr (1)
- Mundo (70)
- Notícias (227)
- POCO (1)
- Pós & Contras (13)
- Realme 14 (1)
- Redmi (3)
- Redmi Note (2)
- Tecnologia (235)
- Últimas Notícias (204)
- Xiaomi Mi (1)
Fique conectado