Notícias em alta
Categorias
Fique conectado
Notícias em alta
Ao utilizar nosso site, você concorda com o uso de nossos cookies.

Notícias

Petro diz que agenda de Trump pode provocar “colapso climático”
Mundo

Petro diz que agenda de Trump pode provocar “colapso climático” 

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, voltou a atacar seu homólogo americano, Donald Trump, em discurso nesta quinta-feira (6) na Cúpula de Líderes, que antecede a Conferência do Clima das Nações Unidas (COP30) no Brasil.

Segundo o colombiano, se os Estados Unidos não avançarem em direção à “descarbonização de sua economia”, o mundo pode sofrer um “colapso climático”.

Petro culpou diretamente o republicano por isso ao discursar na abertura da reunião de chefes de Estado da COP30 na cidade de Belém. O colombiano disse que uma das causas de o mundo se aproximar do “colapso climático” é que Trump “tenha uma conduta pessoal de negação da ciência e leve sua sociedade de olhos fechados ao abismo e com ela, a humanidade”.

Petro aproveitou seu momento de fala na reunião de líderes internacionais para renovar a condenação aos recentes ataques militares do Exército americano perto da costa da Venezuela e da Colômbia. Ele acrescentou que essa ameaça pode chegar ao Brasil.

“Desde tempos passados, como ocorreu com Napoleão numa Rússia que também faz parte da Europa, temos tendências de invasão e estamos perdendo tempo. Podemos ver essas invasões, genocídios, ameaças. Eu fui considerado por Trump como um líder do narcotráfico”, disse Petro. Segundo o colombiano, o republicano viola direitos humanos ao atacar barcos em águas internacionais.

Depois de falar que Trump está “100% equivocado” com sua agenda climática, o líder de esquerda se voltou contra países da Europa. “Aqueles que estão investindo em mais armas na Europa estão cometendo um erro. Não é a Rússia o inimigo, é a crise climática”, afirmou.

O presidente dos Estados Unidos não comparecerá à cúpula de líderes internacionais no Brasil nesta semana. A COP30 acontece oficialmente entre os dias 10 e 21 de novembro.

Postagens relacionadas