O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quarta-feira (5) que Miami “será um refúgio” para aqueles que “fogem do comunismo” em Nova York, após a eleição do socialista Zohran Mamdani, do Partido Democrata, para prefeito da maior cidade americana na terça (4).
“Agora os democratas estão tão extremistas que Miami em breve se tornará um refúgio para aqueles que estão fugindo do comunismo em Nova York. Eles estão fugindo, fugindo. Onde você mora? Em Nova York, mas estou tentando ir embora porque não quero viver sob um regime comunista”, declarou o presidente no Fórum Empresarial Americano (ABF, na sigla em inglês), que está sendo realizado em Miami.
Segundo informações da agência EFE, Trump afirmou no evento que “os Estados Unidos perderam um pouco de soberania ontem à noite em Nova York”.
“Há muitos anos que venho alertando que nossos oponentes estão empenhados em transformar os Estados Unidos em uma Cuba comunista e uma Venezuela socialista. Vocês veem o que aconteceu nesses lugares? Por gerações, Miami tem sido um refúgio para aqueles que fogem da tirania comunista”, disse Trump, que antes da eleição nova-iorquina havia prometido cortar recursos federais para sua cidade natal caso Mamdani fosse eleito.
Apesar do discurso de Trump, Miami, que atualmente tem como prefeito o republicano Francis Suarez, pode ter em breve uma mandatária democrata.
No primeiro turno da eleição municipal, realizado também na terça-feira, a democrata Eileen Higgins apareceu na frente, com 36% dos votos, contra 19% do republicano Emilio González, e ambos se enfrentarão no segundo turno, em 9 de dezembro.
Fique conectado