O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, chamou de “fraudulento” um referendo que está sendo realizado nesta terça-feira (4) no estado da Califórnia, que pode ajudar a oposição democrata na Câmara federal.
Os californianos estão votando para decidir se aprovam novos mapas eleitorais que podem levar os democratas a conquistarem mais cinco cadeiras nas eleições legislativas de meio de mandato, em 2026.
Foi uma resposta da oposição a Trump depois que o Texas aprovou este ano uma nova distribuição dos distritos eleitorais que pode dar aos republicanos cinco cadeiras hoje ocupadas por democratas na Câmara na eleição do ano que vem.
“A votação inconstitucional de redistribuição de distritos eleitorais na Califórnia é uma grande fraude, pois todo o processo, em particular a própria votação, é fraudulento. Todas as cédulas enviadas pelo correio, onde os republicanos naquele estado estão sendo ‘excluídos’, estão sob séria investigação legal e criminal. Fiquem ligados!”, escreveu Trump, em post na rede Truth Social.
O governador da Califórnia, o democrata Gavin Newsom, postou no X um print da mensagem de Trump e ironizou: “Os devaneios de um velho que sabe que está prestes a perder”, escreveu.
Nesta terça-feira, várias votações locais estão sendo realizadas nos Estados Unidos, o que está sendo encarado como o primeiro grande teste de Trump desde sua vitória na eleição presidencial de 2024.
Além do referendo na Califórnia, hoje estão sendo realizadas eleições para prefeito em Nova York e para governador em Nova Jersey e na Virgínia, entre outras votações.
Fique conectado