O presidente da Argentina, Javier Milei, viajará nesta semana para os Estados Unidos, onde participará nos próximos dias de um evento com seu homólogo americano, Donald Trump, segundo informações do jornal argentino Clarín.
A viagem do líder argentino ocorre na véspera de uma cúpula com líderes mundiais sobre o clima, marcado para acontecer no Brasil nos dias 6 e 7 de novembro, antes da Conferência do Clima da ONU (COP30), em Belém (PA).
De acordo com a publicação argentina, a ida aos Estados Unidos é uma resposta ao forte apoio do presidente americano à administração da Casa Rosada. Milei e Trump devem participar do America Business Forum, nos dias 5 e 6 de novembro, em Miami, evento inédito que acontece nos dias da cúpula sobre o clima no Brasil.
Além dos dois líderes de direita, o site do evento informa que o jogador argentino Lionel Messi; Jamie Dimon, CEO do banco JP Morgan; Steve Witkoff, o enviado especial da Casa Branca para o Oriente Médio; o tenista espanhol Rafael Nadal; o presidente da Fifa, Gianni Infantino; a líder opositora venezuelana María Corina Machado, vencedora do Prêmio Nobel da Paz; entre outros nomes do ramo financeiro e esportivo estarão presentes e falarão no fórum.
O site do America Business Forum diz que “Miami sediará uma cúpula histórica no icônico Kaseya Center, reunindo as vozes mais influentes do esporte, entretenimento, negócios e cultura global”, nos dias 5 e 6 de novembro. Segundo a organização do evento, essas figuras farão “grandes anúncios” e falarão suas visões sobre os Estados Unidos e o mundo, em uma “nova era de disrupção”.
Apesar de não estar presente na Cúpula de Líderes nos próximos dias, o governo argentino disse à CNN que deve enviar uma delegação para a COP30, em Belém, entre os dias 10 e 21 de novembro.
No ano passado, Milei ordenou a retirada da delegação argentina da 29ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP29), no Azerbaijão. Ele e Trump têm uma visão crítica sobre políticas dedicadas a tratar de mudanças climáticas.
                                                        
                                                        
                                                        
                                                        
                                                        
                                                        
                                                        
                                                        
                                                        
                                                        
                                                        
                                                        
Fique conectado