Notícias em alta
Categorias
Fique conectado
Notícias em alta
Ao utilizar nosso site, você concorda com o uso de nossos cookies.

Notícias

EUA revitalizam base militar da Guerra Fria no Caribe
Mundo

EUA revitalizam base militar da Guerra Fria no Caribe 

As Forças Armadas dos Estados Unidos iniciaram em setembro a revitalização de uma base naval no Caribe utilizada nos anos da Guerra Fria e que estava desativada desde 2004, informou uma reportagem publicada pela agência Reuters no domingo (2), o que sugere que a unidade pode ser usada para apoio a ações militares dentro da Venezuela.

Com base em fontes e imagens, a Reuters apontou que pistas de taxiamento que levam à pista de decolagem estavam sendo limpas e recapeadas na base naval de Roosevelt Roads, em Porto Rico, outrora uma das maiores bases navais americanas.

Um oficial americano disse à agência britânica que, além de ter uma localização estratégica, a base oferece um amplo espaço para armazenamento de equipamentos. A Reuters também apurou que os Estados Unidos estão construindo instalações em aeroportos civis em Porto Rico e St. Croix, nas Ilhas Virgens Americanas.

No começo de setembro, os Estados Unidos iniciaram uma série de bombardeios contra embarcações que alegam serem ligadas ao narcotráfico. A princípio, tais ataques se concentraram no Mar do Caribe, perto da Venezuela, o que levou a ditadura de Nicolás Maduro a afirmar que a operação é uma desculpa para tirá-lo do poder.

Porém, nas últimas semanas, as ações também começaram a ocorrer no Oceano Pacífico, perto da Colômbia. Nas duas regiões, já são 15 ataques, que deixaram 64 mortos – duas pessoas sobreviveram e uma está desaparecida.

As tensões aumentaram nas últimas três semanas, quando o presidente americano, Donald Trump, disse que autorizou operações letais da CIA na Venezuela e que as forças americanas realizarão ações por terra contra cartéis na região, além de ter enviado o Grupo de Ataque de Porta-Aviões Gerald R. Ford para a área do Comando Sul dos Estados Unidos (Southcom, na abreviação em inglês), encabeçado pelo maior porta-aviões do mundo, e o USS Gettysburg, um cruzador de mísseis guiados.

No fim de semana, em entrevista à CBS, Trump foi perguntado se achava que “os dias de Maduro estão contados” e respondeu afirmativamente, mas sem dar maiores detalhes.

Postagens relacionadas